Página inicial > Notícias Destaque > Formandos da Faculdade de Ciências Agrárias recebem a outorga de grau

Formandos da Faculdade de Ciências Agrárias recebem a outorga de grau

Publicado: Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 16h50 | Última atualização em Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 17h04 | Acessos: 1044

Os 36 recém-graduados são dos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal e Zootecnia

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Em solenidade presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, 36 formandos dos cursos de Ciências Agrárias, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal e Zootecnia receberam a outorga de grau na manhã desta terça-feira, 15, em sessão virtual, transmitida pelo canal da Ufam no YouTube Colação de Grau da Faculdade de Ciências Agrárias.

Vitória da Universidade pública

Durante o seu pronunciamento, o reitor destacou que a vitória dos profissionais recém-formados é também a vitória da universidade pública e gratuita. “Gostaria de saudar as demais autoridades universitárias, os formandos, os familiares que acompanham esta transmissão e todos os docentes homenageados pelas turmas. É a primeira formatura que faço após meu retorno. A partir de hoje, oficialmente graduados, vocês se tornam profissionais prontos para o mercado de trabalho. Quando ingressaram aqui tudo era novidade e hoje vocês estão maduros, preparados e reconhecidos pela anuência da Universidade Federal do Amazonas. Não foi uma construção fácil, mas nunca é fácil para ninguém. O mais importante é que conseguiram, com a ajuda de familiares e amigos, chegar até aqui. Vocês venceram e sempre vão carregar o nome da nossa Ufam. Tenham orgulho de ser Ufam porque, quem se forma aqui, é disputado pelo mercado de trabalho. Vocês vão levar o nome da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), da Ufam com os conhecimentos teóricos e de campo adquiridos aqui. Como reitor, eu me sinto muito feliz por celebrar a vitória de vocês e a vitória da Universidade pública e gratuita”, discursou o gestor.

Sonhos realizados

O diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, professor Carlos Victor Lamarão Pereira, ressaltou a alegria da Ufam com a conquista do diploma pelos recém-graduados. “Hoje o coração de cada professor de vocês pulsa com muita alegria, pois cada um de vocês é um sonho para nós e hoje vocês são sonhos realizados. Vocês encerram o ciclo da graduação e iniciam o ciclo profissional, levando para a sociedade toda essa bagagem de conhecimentos que a Ufam construiu com vocês. A Ufam estará sempre de portas abertas para vocês, pois são um produto nosso. Sabemos que muito lá fora vai depender de vocês, mas vocês têm uma bagagem especial. Parabéns por terem conseguido concluir esse plano de vida, pois uma graduação é um plano de vida. A casa de vocês sempre será a Ufam, a FCA. Saúde, força e sucesso para todos”, discursou o diretor.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, ressaltou a importância dos novos profissionais para a região amazônica.  “Entregamos para a sociedade profissionais preparados para cuidar da nossa Amazônia, do nosso estado do Amazonas. Parabéns para todos”.

Ciclo fechado

O orador das turmas, egresso do curso de Engenharia Florestal, William Oliveira dos Santos, afirmou que a graduação na FCA foi uma das melhores coisas que aconteceu na vida de cada um dos formandos. “Inicio meu discurso agradecendo pelo prestígio de nossos amigos e familiares estarem nos assistindo agora. Neste momento tento demonstrar pelos meus colegas o que cada um gostaria de falar. Estou aqui para representar a ausência do pai, do filho, da filha, do amigo durante essa longa jornada. Embora esta cerimônia não seja realizada como sonhamos, que era subindo a rampa do auditório Eulálio Chaves, sob os aplausos de nossos amigos e familiares, estamos muito felizes. Na faculdade nos tornamos uma família durante as práticas de campo pelos municípios do interior do estado. Vamos sentir muita falta da graduação. Com certeza, a nossa graduação foi uma das melhores coisas que aconteceram na nossa vida. Tudo o que passamos nos preparou para o mercado de trabalho. Fechamos um ciclo em nossas vidas e nunca vamos nos esquecer das pessoas que nos ajudaram pelo caminho”, discursou.

Grupo seleto

Emocionado, o paraninfo orador, professor Silfran Rogério Marialva Alves, ressaltou que os recém-formados estão preparados para atuar profissionalmente em qualquer lugar do planeta. “É com satisfação que hoje a nossa Universidade entrega um grupo seleto de profissionais das áreas de Ciências Agrárias, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal e Zootecnia, profissionais do setor primário, portanto, importantíssimos para esses tempos que vivemos atualmente. Temos a certeza de que entregamos profissionais bem-preparados para atuar em nosso estado e no mundo. Quando eu entro na sala de aula, eu sempre digo que não estou ali para fazer amigos, mas para fazer profissionais, mas a amizade sempre se constrói durante o processo. Amem a profissão que escolheram e sejam felizes”, discursou o paraninfo e coordenador do curso de Agronomia.

Confira a lista completa dos recém-graduados:

AGRONOMIA

1. ALMIR IGNACIO CARDOSO