Página inicial > Notícias Destaque > Morre, aos 87 anos, o professor Saul Benchimol, docente fundador dos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Ciências Contábeis da Ufam

Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 09h56 | Última atualização em Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 12h55 | Acessos: 1143

O professor Saul Benchimol foi docente  da então Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), atual Faculdade de Estudos Sociais (FES), durante 36 anos

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Imagem: Internet

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) comunica, com pesar, o falecimento do docente aposentado da Faculdade de Estudos Sociais (FES), professor Saul Benchimol, aos 87 anos.

O professor Saul Benchimol foi docente da Ufam durante 36 anos e foi fundador do curso de Ciências Econômicas. Dirigiu a então Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), atual Faculdade de Estudos Sociais (FES), entre os anos de 1964 e 1965.Durante sua gestão na FCE, foram criados os cursos de Ciências Contábeis (Resolução Consuni 03/1965) e Administração (Resolução Consuni 09/1965).

Legado

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, destacou a contribuição intelectual do professor Saul Benchimol para o Amazonas. “O professor Saul Benchimol deixa um grande legado para a Ufam e a sociedade amazonense. Além de fundar o curso de Ciências Econômicas e os cursos de Ciências Contábeis e Administração terem sido criados durante sua gestão como diretor da FCE, atual FES, ele formou grandes  gerações de economistas no Amazonas, ao longo de mais de 30 anos de magistério superior,  ministrando a disciplina  Macroeconomia”, declarou o reitor.

Gratidão

O  diretor em exercício da Faculdade de Estudos Sociais, professor Salomão Neves, agradeceu os saberes compartilhados pelo professor Saul Benchimol. “A Faculdade de Estudos Sociais recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento do Professor Saul Benchimol. Em paralelo, agradece profundamente os saberes compartilhados e sua contribuição na formação de profissionais que participam ativamente na economia amazonense. Em nome da Faculdade de Estudos Sociais e de seus Departamentos, encaminhamos, de forma humilde, nossos sentimentos aos familiares e amigos”.

O professor aposentado, Rodemarck Castello Branco, afirmou que o professor Saul Benchimol foi um dos intelectuais mais marcantes na formação econômica dele. “O professor Saul Benchimol foi referência para gerações de economistas do Amazonas, através de aulas que levavam ao aprofundamento na análise econômica e pela sua enorme capacidade de interpretação da sociedade amazônica. Foi um dos professores mais marcantes em minha formação econômica, particularmente no estudo da macroeconomia. Teve papel relevante na implantação do curso de ciências econômicas no Amazonas, nas décadas de 1950/1960, quando exerceu a diretoria da Faculdade de Ciências Econômicas, Administração e Contabilidade. O Amazonas perde professor e empresário que deu enorme contribuição ao desenvolvimento regional e eu perdi um amigo”, lamentou o docente aposentado.

Egresso do curso de Economia, Fernando Folhadela agradeceu os ensinamentos recebidos. “Obrigado Professor Saul Benchimol, por nos ter dado o essencial, o conhecimento  sobre a lógica da economia,  ao longo de quatro anos, o que nos permitiu alcançar posição técnica e profissional no estado, contribuindo para o seu desenvolvimento. Teu jeito de ser amigo, antes de professor e de ensinar com entusiasmo permanecerão conosco. Temos certeza de que estás em paz, nos braços do Pai”, afirmou.

Destaque nos ramos intelectual e empresarial

Além de professor da Ufam por mais de três décadas, o professor Saul Benchimol era membro fundador do Clube da Madrugada e um dos proprietários das empresas Bemol e Fogás.

Sepultamento

O sepultamento do professor Saul Benchimol será realizado às 11h, no Cemitério Israelita do Boulevard.