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Com reflexões sobre uma prática docente crítica-emancipatória, livro ‘Entre o saber técnico e o saber pedagógico: reflexões e práticas docente no ensino superior em Enfermagem’ foi lançado nesta quarta-feira, 12

Publicado: Quarta, 12 de Janeiro de 2022, 18h41 | Última atualização em Quarta, 12 de Janeiro de 2022, 18h51 | Acessos: 725

Organizado pelas autoras Joice Claret Neves e Nair Chase da Silva, o livro “Entre o saber técnico e o saber pedagógico: reflexões e práticas docente no ensino superior em Enfermagem" foi lançado na tarde desta quarta-feira, 12 de janeiro, na Escola de Enfermagem de Manaus (EEM). A publicação aborda os requisitos necessários para desenvolver uma prática docente crítica-emancipatória, partindo tanto das iniciativas das Instituições Ensino Superior quanto dos docentes. 

A obra é da Editora Universidade Federal do Amazonas (Edua), em parceria com a Alexa Cultural, e financiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam), por meio do Edital nº 24/2020 de incentivo a publicação de livro. Além da versão impressa, encontrada no site da Alexa Cultural, é possível acessar a obra no formato digital AQUI.

De acordo com uma das autoras e professora da Ufam, docente Joice Claret Neves, o livro é produto da sua dissertação de mestrado intitulada ‘Prática pedagógica dos docentes enfermeiros de um curso de enfermagem de uma IES pública de Manaus – AM’, sob orientação da professora Nair Chase da Silva, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem- Mestrado Acadêmico Associado Universidade Estadual do Pará e Ufam, do Grupo de Pesquisa Educação em Saúde e Enfermagem (GPSEn) e Laboratório de Pesquisa em Enfermagem, Saúde e Educação no Contexto Amazônico (EEDUCAM). 

“Quando nós pensamos em fazer uma investigação em torno da Educação e do Ensino, das várias possibilidades, a que mais nos inquietava era a prática docente. Diante disso, decidimos olhar para as práticas vivenciadas dentro de uma Instituição de Ensino Federal, no curso superior de Enfermagem. A pesquisa é fruto da participação dos docentes, por meio de um grupo focal, que tem como vantagem integrar um grupo de pessoas que mesmo vivendo em um espaço comum têm reflexões e experiências distintas. O grande diferencial é porque fizemos uma investigação profunda, com reflexões bastante relevantes sobre como é desenvolvida a prática pedagógica dentro da Instituição. As diferentes concepções e reflexões levaram a construção dessa obra que traz em sua essência a possibilidade dos docentes repensarem a sua prática pedagógica para construirmos juntos um ensino que seja crítico, reflexivo e de aprendizagem significativa para o nosso discente”, enfatizou.

Segundo a professora Nair Chase da Silva, a experiência de orientar a pesquisa foi prazerosa. “Essa pesquisa se insere em um âmbito maior de olhar a Escola de Enfermagem em Manaus (EEM) do ponto de vista da gestão e da prática pedagógica. Nós tínhamos uma evasão alta, retenção de alunos e a gente fez um trabalho, como gestora, incentivando pesquisas voltadas para os alunos e também pesquisas relacionadas às práticas dos professores para que juntado as áreas, nós pudéssemos ter como produto um resultado melhor em termo de formação de enfermeiro. Transformar a dissertação em livro foi um outro aprendizado porque mesmo a essência sendo a dissertação tem aspectos no livro que diferem do ponto de vista da formatação, apresentação e leitura”.

A professora Nair ainda relembrou da trajetória da ex-orientanda e colega de trabalho com muito orgulho. “ A professora Joice Claret Neves era a última especialista que a Escola de Enfermagem em Manaus (EEM) tinha, os demais colegas já tinham mestrado e doutorado. Quando a Joice defendeu, a EEM deixou de ter especialistas no quadro de docentes. Além disso, a Joice foi uma mestranda exemplar. Hoje, ela está fazendo doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e prestou uma contribuição enorme para a EEM, mostrando quem é o corpo docente dessa Instituição e isso contribuiu na sua própria formação enquanto docente”, destacou.             

Solenidade de lançamento

O pró-reitor de Ensino e Graduação, professor David Lopes, representando a reitoria na solenidade, enfatizou que refletir sobre a formação pedagógica para quem está no exercício da docência é fundamental. “Falar da Joice Claret Neves é falar de juventude. Juventude que a EEM tem o prazer de ter. Ela aprimorou o seu saber técnico com o saber pedagógico e nada melhor do que fazer isso com uma das pessoas que mais conhece a Educação, enquanto Ciência, na Escola de Enfermagem que é a professora Nair Chase da Silva, pois além do seu saber técnico tem toda uma vida dedicada à Educação, principalmente, para o Ensino Superior de qualidade. A publicação é a articulação do Ensino de Graduação com a Pós-Graduação em Enfermagem e isso mostra o comprometimento das organizadoras na produção de uma obra que passará pela leitura do corpo docente da EEM e de colegas de outras instituições de modo que possa contribuir com a nossa formação pedagógica. Quem ganha é a Escola de Enfermagem, a Ufam e a sociedade, em especial, a amazonense”, destacou.  

Representando a direção da EEM, a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Sineide Santos de Souza, disse que a contribuição do livro para a docência em Enfermagem é significativa. “A obra traz reflexões voltadas para a nossa realidade e ela chega como a possibilidade de semear reflexões sobre a nossa prática e que vai nos convidar a mudar e a aperfeiçoar a docência e o Ensino, possibilitando o nosso crescimento profissional”, contou.   

Durante a cerimônia, o diretor da Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA), professor Sérgio Freire lembrou que em 2021, mesmo na pandemia, a EDUA conseguiu publicar 36 títulos e em 2022 já foram publicados três livros com a expectativa de mais 16, já prontos. “A nossa equipe é comprometida com a circulação de conhecimento e a publicação dos livros é parte desse processo. Um processo que começa com a inquietação do pesquisador, nesse caso, no chão da sala de aula, e a reflexão segue a partir da tarefa do pesquisador que é descrever a realidade para explicá-la e transformá-la. O livro publicado é uma devolução da Universidade para a sociedade que financiou todo esse processo”, finalizou.     

Sobre a obra

A publicação nasce a partir das inquietações das autoras a respeito da prática desenvolvida na instituição a que pertencem, assim durante o mestrado a professora Joice Claret Neves desenvolveu a dissertação de mestrado sob a orientação da professora Nair Chase da Silva. O objetivo principal foi o de  analisar a prática de docentes enfermeiros de um curso superior de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior  - IES pública no estado do Amazonas, entendendo que a prática pedagógica é tema basilar no exercício profissional do docente, ela possui características complexas e contextualizadas, que merecem atenção e profundidade no seu conhecimento. Dessa forma, essa obra carrega em sua escrita a importância de se entender o processo de construção da prática docente, na perspectiva da prática pedagógica, abordando a interface entre saber docente e saber técnico para uma formação crítica-reflexiva inserida em um processo de ensino-aprendizagem significativo para seus discentes. 

A obra apresenta uma análise, a partir das experiências vivenciadas pelos docentes em suas práticas, perfazendo os diferentes graus de conhecimento sobre os fundamentos de uma prática docente que alcance a formação pretendida nas diretrizes do curso de Enfermagem. Nessa perspectiva, o  livro convida o leitor a um processo de reflexão acerca da prática docente no ensino superior de Enfermagem, promovendo a interface dos saberes técnico e pedagógico com base nos conhecimentos científicos e na vivência prática dos docentes de uma Universidade pública do Amazonas. 

Sobre as autoras

Joice Claret Neves 

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Especialização em Assistência Cardiovascular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Especialização em Urgência e Emergência pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS, pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Assistente da Universidade Federal do Amazonas. Professora da Escola de Enfermagem de Manaus das disciplinas Atenção Integral à Saúde do Adulto, Estágio Curricular II, Sistematização da Assistência em Enfermagem. Membro do Laboratório de Pesquisa Enfermagem Saúde e Educação no Contexto Amazônico (EEDUCAM) e Membro do Grupo de pesquisa Prática Pedagógica no Ensino Superior de Enfermagem e no cuidado à Saúde do Adulto (PRAPEC). 

Nair Chase da Silva

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Manaus pela Fundação Serviço Especial de Saúde Pública (FSESP).Especialização em Educação na Área da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) . Especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) . Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (FIOCRUZ). Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Professora da Escola de Enfermagem de Manaus, das disciplinas Saúde Coletiva I e II, Vigilância em Saúde, Educação em Saúde, Processos Educacionais Saúde para curso de graduação; e Bases Teóricas da Pesquisa e do Cuidado em Enfermagem e Educação, Saúde e Enfermagem no Programa de Pós Graduação e m Enfermagem – Mestrado Acadêmico Associado UEPA/Ufam. Atua nas áreas de Saúde Coletiva, Vigilância em Saúde, Saúde da Família, Educação em Saúde e Educação em Enfermagem. Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação Superior (INEP/MEC). Líder do Laboratório de Pesquisa em Enfermagem Saúde e Educação no Contexto Amazônico (EEDUCAM). Diretora da Escola de Enfermagem de Manaus/Ufam (2011 a 2019). Membro da Câmara de Pesquisa a Pós Graduação/Propesp/Ufam. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Amazonas (2020 – 2023).

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