Página inicial > Notícias Destaque > Na Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Henrique Pereira assume como novo assessor

Publicado: Segunda, 03 de Janeiro de 2022, 16h34 | Última atualização em Segunda, 03 de Janeiro de 2022, 16h34 | Acessos: 1174

Na manhã desta segunda-feira, 3 de dezembro, o professor titular da Faculdade de Ciências Agrárias e do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, docente Henrique Pereira, participou de reunião com a reitora em exercício, professora Therezinha Fraxe, para tratar das ações da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) em 2022. O professor tomou posse como assessor da pasta na última terça- feira, 28 de dezembro.

Na reunião de apresentação, foram tratados temas como internacionalização, propriedade intelectual,  estruturação interna da ARII e organização de fluxos. De acordo com o assessor da ARII, professor Henrique Pereira, haverá a apresentação do plano de ação à Administração Superior nos próximos 15 dias. “Três demandas urgentes e prioritárias foram estabelecidas pela administração superior em consulta à equipe da ARII e que devem constar no plano de trabalho: (1) uma proposta de estruturação interna da ARII para que seja formalmente instituídos os setores/departamentos; (2) Aprovação das resoluções que disciplinam os processos que têm a participação da assessoria seja no âmbito dos acordos e convênios, seja no âmbito da mobilidade acadêmica; (3) Uma proposta de processo de construção da política institucional de internacionalização”, explicou.

O assessor falou ainda sobre a apresentação de uma proposta participativa para a definição e implementação da política de internacionalização da Ufam, com metas e prazos a cumprir. “O passo inicial será a realização de um amplo levantamento e reconhecimento das ações de internacionalização já em curso, com a busca de informações e dados em todos os setores da universidade. Espero prestar bons serviços para a administração central como facilitador e coordenador da ARII. Devemos aperfeiçoar os procedimentos sob a responsabilidade da Assessoria, tornando-os mais claros, acessíveis, ágeis e eficientes. A ARII deverá contribuir grandemente para o fortalecimento da imagem e das relações interinstitucionais locais, nacionais e internacionais da Universidade. Para isso, iremos contar com o trabalho dedicado e eficiente de uma equipe motivada e ampliada e com o esperado apoio de todos os setores da comunidade universitária”, enfatizou o gestor.

Sobre o docente

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1992) e doutorado em Ecologia - Pennsilvania State University (1999). Atualmente é consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, consultor ad hoc - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, docente da Universidade de Cabo Verde, secretário executivo da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, coordenador temático área ecologia do Instituto Acariquara, docente convidado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, colaborador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, professor titular da Universidade Federal do Amazonas e professor associado iv da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Familiar, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, Amazônia, unidades de conservação, agricultura familiar e comunidades ribeirinhas.