Ufam tem sete novos pesquisadores de alta produtividade
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam
A Ufam passa a ter sete novos pesquisadores de alta produtividade reconhecidos pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O resultado da Chamada 04/2021 foi publicado no último dia 18 de dezembro. Pesquisadores bem avaliados contribuem para a melhoria da qualidade e dos conceitos dos cursos de pós-graduação.
A Chamada do CNPq é realizada anualmente e aprova os bolsistas de produtividade em pesquisa. Este ano, além dos sete novos pesquisadores selecionados, três outros subiram de nível, totalizando 10 pesquisadores da Ufam.
“Temos trabalhado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação junto aos pesquisadores, especialmente os professores dos programas de pós-graduação da Ufam, incentivando a que todos venham concorrer às Chamadas do CNPq para Bolsa de Produtividade. Essa é uma política que foi adotada com o PACPG desde 2017, que é o nosso Programa de Apoio à Consolidação e à Qualidade da Pós-Graduação da Ufam. Então, para nós, é muito importante continuar incentivando a concorrerem às Chamadas do CNPq, especialmente, de Bolsa de Produtividade, porque isso amplia, melhora a avaliação qualificada dos nossos pesquisadores, da nossa Instituição e dos programas de pós-graduação”, declarou a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Selma Baçal.
Entre os sete novos selecionados está a professora Selma Baçal. Ela se tornou a primeira docente na história da Faculdade de Educação a conquistar a titulação do CNPq. “Para mim, essa é uma conquista importante do ponto de vista pessoal e profissional na medida em que pude demonstrar com todas as atividades realizadas, especialmente, ao longo de cinco anos de atividade de pesquisa e de intenso trabalho em orientação de alunos da iniciação científica ao doutorado, além das atividades administrativas que eu tenho, é importante para mim porque é o reconhecimento nacional da nossa área de pesquisadores em educação. Para os programas em que eu participo, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufam e o Programa de Pós-Graduação em Educação em Rede, o Educanorte, também é muito importante”, expôs.
Os novos pesquisadores da Ufam avaliados como de alta produtividade pelo CNPq são:
Adriana Malheiro Alle Marie
Eduardo Freire Nakamura
Felipe Moura Araujo da Silva
Hamida Assunção Pinheiro
Horacio Antonio Braga Fernandes de Oliveira
Jeremias da Silva Leão
Selma Suely Baçal de Oliveira
A seguir, estão os três pesquisadores também relacionados na Chamada do CNPq de 2021 e seus respectivos níveis. A classificação inicial é PQ-2 subindo para PQ-1D, PQ-1C, PQ-1B e PQ-1A.
Angsula Ghosh - PQ-1D
Patrícia Maria Alves de Melo - PQ-1B
Sérgio Michielon de Souza - PQ-1D
De acordo com a pró-reitora da Propesp, dos 1.806 docentes que a Ufam possui, com os sete novos que foram aprovados em 2021, a Universidade tem agora 48 Professores Bolsistas de Produtividade do CNPq.
Redes Sociais