Página inicial > Notícias Destaque > Ufam recebe emenda parlamentar de R$ 19,3 milhões para reestruturação de Unidades da capital e interior

Publicado: Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 19h50 | Última atualização em Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 20h11 | Acessos: 891

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

Na tarde desta quinta-feira, 23, a reitora em exercício, professora Therezinha Fraxe, recebeu a visita do deputado federal José Ricardo (PT/AM) à Instituição. Na ocasião, foi entregue documento detalhado de valores e relação das unidades contempladas com a emenda parlamentar de R$ 19,3 milhões, fruto de diversas demandas e solicitações recebidas de diretores de Escolas Superiores, além de coordenadores, professores e estudantes.

A recepção ocorreu no gabinete do prédio da Administração Superior que reuniu pró-reitores, diretores de Unidades Acadêmicas, de Departamentos, dentre outros.

Serão 16 unidades beneficiadas. Dessas, cinco serão contempladas para a construção de restaurantes universitários nos campi da Ufam, compreendendo os municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Parintins e Itacoatiara. O Departamento de Assistência Estudantil da Universidade também terá recursos para sua reestruturação, como ainda o Núcleo de Socioeconomia da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), com o Projeto Verde Ufam, no fortalecimento socioeducacional de jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade, além de ações de desenvolvimento rural sustentável e educação do cooperativismo solidário.

A Faculdade de Educação (Faced) receberá recursos para o desenvolvimento e impressão do Livro Flora e Fauna do Campus da Ufam e aquisição de equipamentos e Custeio destinado ao fortalecimento das línguas indígenas no estado do Amazonas. E ainda serão contemplados com os recursos: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), Centro de Formação Indígena, Escola de Enfermagem de Manaus, Faculdades de Ciências Farmacêuticas e Faculdade de Psicologia, para reformas, aquisição de equipamentos e estruturação de auditórios e laboratórios.

Na ocasião, a reitora em exercício, professora Therezinha Fraxe, disse que os recursos da emenda parlamentar foram destinados esse ano para Ufam e, por conta disso, a comunidade acadêmica se sente honrada pelo  compromisso que o parlamentar apresenta junto a Universidade, assim como a sociedade amazônica. Ela entende que somente a Educação pode mudar a realidade de nossa região.

A gestora destaca a gratidão como elemento a ser divulgado pelo esforço do parlamentar junto à comunidade acadêmica, em que considera que devemos ser gratos para quem está contribuindo com a Educação. “Nós jamais em tempo algum, devemos esquecer dessa emenda parlamentar. É uma questão de honra e ética política”, completou.

Jose Ricardo acredita que o caminho para o desenvolvimento é o conhecimento e, lamenta sobre a política do governo federal quanto à ausência efetiva de investimentos na Educação. Ele disse que é uma satisfação poder contribuir com o conhecimento que, de certa forma irá desenvolver o estado do Amazonas.

No final, ele agradeceu a oportunidade, e desejou boa sorte a todos para o ano de 2022, considerado por ele, um ano de dificuldades. “Esperança para que tenhamos mudanças, que o governo olhe para a educação como prioridade”, expôs.