Página inicial > Notícias Destaque > Discente da Ufam vence a tradicional prova de natação ‘Almirante Tamandaré’

Discente da Ufam vence a tradicional prova de natação ‘Almirante Tamandaré’

Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 15h33 | Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 17h18 | Acessos: 533

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom   Foto: Alcides Netto

O discente da Universidade Federal do Amazonas, Caio Sakamoto Sousa, venceu a tradicional prova de natação da região Norte, a ‘Travessia Almirante Tamandaré’ com o tempo de 2h08’ os 8,5 km (aproximadamente) da tradicional prova que ocorre no Rio Negro.

O discente do 4º período do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/Ufam) venceu neste domingo a tradicional competição ‘Travessia Almirante Tamandaré’, no evento ‘Rio Negro Challenge Amazônia 2021’ que ocorreu na praia da Ponta Negra no sábado e no domingo. O atleta tem histórico de participação nesta competição, ficando em 3º e 5º em outras edições, como também participou dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) indo pra uma final, como também participa do circuito regional de natação com grande destaque.

O Grupo Rio Negro Challenge promoveu o evento ‘Rio Negro Challenge Amazônia 2021’com quatro competições de natação no sábado e no domingo (Relay 3x500m, Circuito Curumim, Prova 1,5K, Prova 3K e a Travessia Almirante Tamandaré). O estudante da Ufam venceu a competição mais longa com sua largada na Praia do Camarão (outro lado do Rio Negro) e chegada na Praia da Ponta Negra (Travessia Almirante Tamandaré). O atleta dominou a prova desde a largada e chegou com tranquilidade até o final. “Essa prova é um desafio muito grande para nós atletas, mas superei esse desafio de forma grandiosa, depois de muito esforço, treino, dedicação, disciplina, resiliência e superação, consegui conquistar o topo do pódio. Encaixei um ritmo forte na largada pra me distanciar do pessoal. Liderei a prova do início ao fim. Tive dificuldades no meio do Rio em razão da correnteza, mas estava preparado psicologicamente pra vencer a prova”, disse o estudante.

“É um excelente atleta que vem se dedicando durante todos os anos nas competições estaduais com vários destaques de recordes. Foi também para os Jubs e sem dúvida é um grande destaque na natação para a Universidade como também para o Estado”, destacou a coordenadora dos Jogos Universitários da Ufam, do Departamento de Assistência Estudantil (Daest/Progesp), Klélia dos Santos.