Diretoria eleita da FD toma posse para o quadriênio 2021-2025
Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom
A solenidade de posse da diretoria eleita da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (FD/Ufam), composta pelos professores Adriano Fernandes Ferreira (diretor) e Bruno de Souza Cavalcante (vice-diretor), aconteceu na tarde desta sexta-feira, 10, de forma híbrida, e transmitida pelo Canal da Ufam (Youtube).
O reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a sessão solene que contou com a presença da vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, do diretor da FD, professor Carlos Alberto Moraes Ramos Filho, do vice-diretor e diretor eleito, professor Adriano Fernandes Ferreira e do vice-diretor eleito, professor Bruno de Souza Cavalcante.
História
Durante a solenidade, o reitor, professor Sylvio Puga, saudou as autoridades presentes, parentes e amigos. Na ocasião, Sylvio Puga reafirmou que desde o seu primeiro mandato, a Administração Superior apoiou a Faculdade de Direito cumprindo com todas as suas solicitações e, destacou a criação coletiva do mestrado, com a participação da gestão, considerado um dos mais concorridos. Puga acredita que no futuro próximo, pretende-se a articulação da criação do doutorado. Em decorrência disso, o reitor fala da necessidade de ter condições adequadas para o funcionamento do mestrado da construção de um bloco específico para a pós-graduação.
O reitor acredita que a história da Faculdade não deve ser esquecida, para tanto, será revitalizado o antigo prédio da FD. Por outro lado, o reitor disse ainda que “a Faculdade vislumbra para o futuro, na certeza de que essa forma os melhores profissionais do Estado do Amazonas”.
Puga afirmou seu apoio à nova diretoria. “A agenda que o professor Adriano colocou perante a sociedade amazonense seja efetivamente tiradas do papel e, daqui a quatro anos possamos ter um novo momento de mais efervescência, de mais vitória para a Faculdade de Direito”, expôs.
Excelência
No seu discurso de posse, o professor Adriano Ferreira, agradeceu autoridades presentes e as pessoas que de forma significativa contribuíram na sua vida profissional. O novo diretor se compromete junto à comunidade acadêmica da Faculdade pela continuidade do apoio da Administração Superior e, agradeceu ao reitor pela atenção especial, tornando o caminho mais suave.
De acordo com agenda de trabalho, o fortalecimento para excelência da graduação, coloca a Faculdade entre as 30 melhores do país, especializações com qualidade em parcerias com órgãos públicos, qualificações do corpo docente, biblioteca virtual, infraestrutura tecnológica, dentre outras atividades, são destaque na sua administração.
Disposição
O vice-diretor, professor Bruno Cavalcante, disse que estará à disposição de todos que para além da missão acadêmica terá o senso de servir, e com esse espírito, espera-se contribuir com a melhor forma possível.
Mestrado
O professor Carlos Alberto Filho, ex-diretor da gestão anterior, destacou a conquista do corpo docente pela implementação do mestrado em Direito. “Era inadmissível que a Faculdade centenária não tivesse um programa próprio,” disse. Ele menciona o saudoso professor Sebastião Marcelice pela construção desse sonho. “Ele conseguiu que sonhássemos com ele. A gente comprou aquela ideia e todo mundo embarcou e hoje somos uma referencia”, completou.
Sobre os novos gestores
Diretor
O professor Adriano Fernandes Ferreira possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Maringá (2001), mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (2005), é doutor em Ciências Jurídicas pela Universidad Castilha la Mmancha, na Espanha (2014) e pós-doutor em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha (2019).
Atualmente é professor adjunto IV, da Universidade Federal do Amazonas- Ufam - das disciplinas de Direito Internacional Público e Direito Internacional privado. Vice-diretor da Faculdade de Direito da Ufam, coordenador da Pós-Graduação da Faculdade de Direito e coordenador do Programa de mestrado em Direito da Faculdade de Direito da Ufam. Membro da câmara.
Vice-diretor
O professor Bruno de Souza Cavalcante é doutor e mestre em Economia pela Universidade Católica de Brasília - UCB; doutor em direito pela Universidade Católica de Santa Fé - UCSF; professor de direito, no Departamento de Direito Aplicado da Universidade Federal do Amazonas - Ufam; coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Ufam; coordenador do Grupo de Pesquisa Liga de Direito e Economia - LIDE; foi professor do Instituto de Ensino Superior da Amazônia - IESA (Faculdades Martha Falcão), professor e coordenador do Curso de Direito da Universidade Paulista - UNIP, em Manaus/Am, professor convidado da Escola Superior da Magistratura do Amazonas - ESMAM, professor convidado da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Amazonas, professor voluntário da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.
Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Amazonas; Especialista em Direito Tributário e Legislação de Impostos pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas - CIESA. Tem experiência profissional na Área de Direito, com ênfase em Direito Civil - Parte Geral, Negócios Jurídicos, Obrigações e Ccontratos, Direito Ambiental e Regulatório, Direito Administrativo.
Foi coordenador do Departamento Jurídico da Concessionária Águas do Amazonas S.A., em que desenvolveu atividades de gestão e administração de pessoas e processos, atuou internamente nas Áreas Ambiental, Administrativa, Regulatória, Cível, Consumerista e Trabalhista,integrou a Ouvidoria Interna da empresa, o Comitê de Ética, o Comitê de Responsabilidade Sócio-Ambiental, foi presidente da Comissão Interna para Prevenção de Acidentes - CIPA 2008/2009, auditor 5s, e fez parte do Programa Liderar para Formação e Capacitação de Líderes, idealizado pelo Grupo Solvi, Holding Controladora da Concessionária.
Redes Sociais