Página inicial > Notícias Destaque > Professor Lourenço Braga, ex-diretor da Faculdade de Direito, recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Amazonas

Publicado: Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 16h51 | Última atualização em Sábado, 11 de Dezembro de 2021, 09h44 | Acessos: 1388
Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam com informações do Portal QF Notícias e imagens do site da UEA

Egresso e ex-diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (FD/Ufam), professor Lourenço dos Santos Pereira Braga, na última quarta-feira, 8 de dezembro, recebeu  o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A condecoração é em reconhecimento a sua contribuição profissional e pelos feitos significativos em favor da comunidade acadêmica e da humanidade. A solenidade aconteceu no salão Solimões, anexo ao Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus.

Durante a solenidade, o professor Lourenço dos Santos Pereira Braga lembrou da relevancia da Ufam na sua trajetória. “Pareço ver, nesta hora de júbilo intenso e de emoção incontida, Lourenço, o pai, em noite amazônica de 8 de dezembro de 1970, subir comigo ao palco do Teatro Amazonas, incomparável santuário da arte,  para, além de me passar às mãos o diploma de Bacharel em Direito por uma das três Faculdades mais antigas do Brasil, que eu depois viria a dirigir, receber, com alegria inescondível, sentimento de dever cumprido, o anel simbólico conquistado por méritos durante o curso, a ele entregue pelo Magnífico Reitor da Universidade do Amazonas, hoje Ufam, e dele ouvir, enquanto trazia a meu dedo trêmulo a joia do prêmio, entre lágrimas que se juntavam para nos unir, com a benção que jamais faltou: eis o símbolo do que lhe compete honrar. Na plateia, entre soluços contidos, Sebastiana, a mestra de todos nós até os 98 anos de idade, que com ele construiu, por mais de meio século, o amor verdadeiro, certamente eterno,  fazia aplausos harmônicos com o pulsar de seu coração, convicta do quanto se entregara, em desvelo, dedicação e crença,  para a glória daquele instante. A seu lado, João, o mais velho de nós e que vivera conquista igual havia 10 anos, José, que depois se fez doutor em Direito, ideólogo desta Universidade, Maria Justina,  a Assistente Social dos necessitados, a quem pedi para me introduzir hoje neste recinto de encanto, Ana Maria, que logo se faria médica das crianças pobres a quem se dedicou até o fim  imposto por um câncer que a vitimou no meio da caminhada, e Robério, o mais novo dos irmãos, que se tornaria depois o primeiro mestre em Direito Ambiental do País, na Universidade que ajudou a construir, filhos que dividiam com ela a magia abençoada pela Santa padroeira.”, relembrou.

O professor ainda agradeceu aos membros do Conselho Universitário da UEA que deferiram o título em deliberação unânime. “Dá-me oportunidade, como amazonense e em hora solene, de proclamar-me  devedor da competência, da seriedade, do compromisso e da dedicação com que há conduzido a nossa UEA, elevando-a a pontos estelares entre suas congêneres na América e no planeta.

Além de Lourenço Braga, receberam o título, o Wanderley de Souza, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Rui Manuel Proença de Campos Garcia, professor Catedrático da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Sobre o título

O título Doutor Honoris Causa é concedido por universidades a pessoas que se destacaram por sua virtude, mérito ou serviços que transcendam famílias, pessoas ou instituições em determinadas áreas como a artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias, etc. O homenageado recebe o mesmo tratamento e pode desfrutar dos mesmos privilégios como se tivesse feito um doutorado acadêmico convencional.