Página inicial > Notícias Destaque > Pesquisador da Ufam conquista o Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação

Pesquisador da Ufam conquista o Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicado: Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 09h20 | Última atualização em Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 10h11 | Acessos: 607

É uma honra, é o reconhecimento de uma longa carreira de trabalho”, afirma o professor Eduardo Souto, que venceu na categoria Pesquisador Inovador: Inovações para o Setor Empresarial

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

O docente do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/ Ufam), professor Eduardo James Pereira Souto, é o vencedor do Prêmio de Ciência, Tecnologia e Inovação “Professor Francisco Romeu Landi”, promovido pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), na categoria Pesquisador Inovador: Inovações para o Setor Empresarial.

Amazonas em destaque

Vencedor do Prêmio Fapeam de CT&I, o professor foi indicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas para representar o Amazonas na premiação de abrangência nacional - Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – “Professor Francisco Romeu Landi”- pelo conjunto de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação conduzidas pelo pesquisador que impactaram no desenvolvimento de soluções para as empresas do Estado do Amazonas e do Brasil.

Reconhecimento

O vencedor do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação afirma que  seu foco sempre foi desenvolver projetos inovadores para revolucionar os diversos setores da economia e melhorar a vida das pessoas. “Estou muito feliz pelo prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação. É uma honra, é o reconhecimento de uma longa carreira de trabalho que envolve muitos colaboradores: colegas de trabalho, professores, pesquisadores, alunos e empresas.  Em toda a minha carreira tenho sempre focado no desenvolvimento de projetos inovadores que possam revolucionar os diversos setores da economia e melhorar a vida das pessoas. Neste sentido, a relação entre a academia e as empresas é crucial para o desenvolvimento do país.  Quanto mais intensa for essa aproximação, de academia e empresas, mais serão os recursos colocados à disposição da sociedade. As Fundações de Amparo à Pesquisa de cada Estado do Brasil, e aqui destaco a FAPEAM, têm exercido um papel fundamental nessa tarefa, concebendo políticas públicas que continuamente produzem ciência, tecnologia e inovação.  Quero agradecer ao Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), a FAPEAM e a Universidade Federal do Amazonas por todo o suporte oferecido a nós pesquisadores. Muito obrigado”, discursou o professor Eduardo Souto.

Solenidade

A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira, 9, durante o Fórum Nacional Confap - Inovação a Serviço da Sociedade, em Foz do Iguaçu, no Paraná e foi transmitida pelo canal Confapbrasil, no Youtube. Confira, na íntegra, a solenidade de premiação

Prêmio Confap

Iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – “Professor Francisco Romeu Landi” conta com o patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e é outorgado a pesquisadores  que tenham se destacado em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira. Aos agraciados com o Prêmio Confap são concedidos certificados, troféus e premiação financeira.