Página inicial > Notícias Destaque > Educanorte realiza solenidade da primeira defesa de tese do programa

Educanorte realiza solenidade da primeira defesa de tese do programa

Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 14h39 | Última atualização em Domingo, 05 de Dezembro de 2021, 00h01 | Acessos: 1160

Docente da Faced fará a defesa da primeira tese do programa de doutorado em rede (Educanorte) na próxima sexta-feira, 10, por videoconferência.

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A Associação Plena em Rede (Educanorte/Ufam), polo da Universidade Federal do Amazonas, realiza solenidade de defesa de tese da doutoranda Raiolanda Magalhães Pereira Camargo, turma 2020, linha de pesquisa 2 – Estado, Políticas públicas e Gestão da Educação, sob o título “O Desmonte da Política de Formação de Alfabetizadores da Semed/Manaus”, no dia dez de dezembro de 2021, às 9h, por videoconferência no link.

A pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), é o primeiro doutorado em Educação em Rede do país (Educanorte), integrando nove universidades federais e uma universidade estadual da região Norte, articulada à linha 2: Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação.

A doutoranda é professora da Faculdade de Educação da Ufam e pesquisadora do campo da alfabetização há15 anos. Sua tese tem como objeto as políticas de formação de alfabetizadores da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, apresentando o contexto de criação e desmonte de uma importante iniciativa para a formação dos professores que atuam com as turmas de alfabetização a partir de uma crescente lógica privatista e mercadológica presente na educação municipal. A pesquisa tem  grande relevância em razão do tema e porque demonstra o processo de privatização da educação. “Considerando que estamos acompanhando no Brasil, políticas públicas de educação com o privado invadindo o público, ameaçando fortemente a democratização da educação e no contexto local, com a criação de uma política municipal de alfabetização para atender uma agenda de privatização, disparando políticas de formação de alfabetizadores ancoradas em pressupostos que rompem com as pesquisas produzidas no Brasil sobre alfabetização nos últimos 40 anos”, afirmou a pesquisadora.

O estudo foi orientado pela professora Selma Baçal que vem orientando outras pesquisas que abordam a crescente lógica de privatização da Semed como a tese defendida em 2020 de Luciana Pereira: ‘Escola não é empresa: a pseudoqualidade da GIDE nas escolas de Manaus’ e a dissertação de Rudervânia Aranha defendida em 2017, intitulada ‘PROEMEM: a lógica do mercado na educação pública municipal de Manaus’.

Comissão Examinadora: professora Selma Suely Baçal de Oliveira (Orientador/a - Presidente); professor Lourival José Martins Filho (UDESC); professora Elizabeth Orofino Lúcio (membro externo/UFPA); professora Arminda Rachel Botelho Mourão (membro interno/Ufam); professora Silvia Cristina Conde Nogueira (membro interno/Ufam); professora Fabiane Maia Garcia (suplente/Ufam) e professora Nádia Maciel Falcão (suplente/Ufam).