Página inicial > Notícias Destaque > Ufam concede título de Doutora Honoris Causa à professora Rosa Ester Rossini

Ufam concede título de Doutora Honoris Causa à professora Rosa Ester Rossini

Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 09h35 | Última atualização em Sexta, 19 de Novembro de 2021, 12h28 | Acessos: 1035

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou solenidade de Outorga do Título de Doutora Honoris Causa à professora Rosa Ester Rossini, na noite desta quinta-feira, 18, no Centro Cultural Palácio Rio Negro (CCPRN), Centro. O reitor, professor Sylvio Puga que presidiu a sessão solene esteve acompanhado pelo diretor do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), professor Raimundo Nonato Pereira. A solenidade contou com a participação de Josefa Chaves, representante do governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima.

A outorga do título de Doutora Honoris Causa, por parte da Universidade, representa a escolha de uma personalidade ilustre, pela sua postura de vida, pela sua obra e contribuição para o bem comum.

No início da cerimônia, a professora Iraildes Caldas apresenta a homenageada, como também fala sobre a concessão do título aprovado pelo Conselho Universitário em 14 de junho de 2021, proposta apresentada em 2019 pelo Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS). Após isso, a professora cita a Comissão responsável pelo encaminhamento do projeto ao Consuni e, prossegui a apresentação.

Em pronunciamento, a professora Rosa Ester Rossini revela seu carinho especial à Ufam e disse se sentir feliz por estar na Universidade. Ela reforça sua trajetória quando inicia suas atividades nos anos 90 na Universidade, onde aprendeu a fazer e a participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) quando estava dando seus primeiros passos. Ela dá importância ao CNPq pela contribuição naquele momento para o avanço da Ciência na Instituição e, simultaneamente, de acordo com ela, repensá-lo sua existência graças à contribuição do cidadão comum que representa a prestação de contas dado à sociedade.

Nesse aspecto, a professora atribui a Ciência, o melhor caminho para se entender o mundo. “O conhecimento científico é o capital mais importante do mundo civilizado, e investir nesse conhecimento contribui para que seus resultados estejam ao alcance de todos”.

Rossini finaliza agradecendo a Universidade pela riqueza em proporcionar a emoção de receber o título de Doutora Honoris Causa.

Em seu discurso, o reitor, professor Sylvio Puga, saudou as autoridades presentes e, em seguida disse a homenageada que tudo que realizou durante seus 30 anos de atividade, é pouco para o que fez a Instituição. Na oportunidade, o reitor parabenizou o Conselho Universitário pela decisão unânime do reconhecimento justo e necessário no apoio ao trabalho desenvolvido na Universidade. Sylvio Puga considerou que o momento para a Universidade é de júbilo, de festa e alegria. “Estamos reconhecendo aquela pessoa que nos abraçou, que nos acolheu, que nos amou, e que nos ama, porque como a senhora mesmo disse que continuará em atividade tanto na USP quanto em outros locais do Brasil, onde é solicitada”, disse.

Em razão do Congresso de Iniciação Científica (Conic) completar 30 anos de atividades na Universidade, Puga fez homenagem ao ex-reitor da Ufam, professor Marcos Barros, que durante sua gestão iniciou as atividades do Congresso pelo desenvolvimento da Ciência. O professor agradeceu aos conselheiros presentes e toda a equipe de apoio.

“Tenho muito orgulho da senhora, e o título sei que a honra, mas honra muita mais à Ufam de ter outorgado”, expôs.

Sobre a homenageada

Rosa Ester Rossini é Professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, desde 1970, e é Professora Titular desde 1991. Possui, graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1964), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) (1971), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) (1975), Livre-Docência em Geografia da População (1988). Ministra Disciplinas em nível de Pós-Graduação desde 1977.

Aposentou-se em 2008. Desde 2011 é Professora Sênior junto ao Departamento de Geografia - FFLCH - USP, exercendo todas as atividades sem remuneração. Orienta estudantes em nível de Pós-Doctor, Doutorado, Mestrado, TGI e Iniciação Científica. Tem experiência em Geografia Agrária e da População, atuando nos temas: Força de Trabalho, Brasil, Gênero, Migração Internacional, Japão.

Participou de eventos nacionais e internacionais com apresentação e publicação de trabalhos de pesquisa. Desde 1982 é bolsista 1A do CNPq. Desde 1989 tem se dedicado também ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nos processos de seleção e avaliação de projetos.

Em 2004 recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico na condição de Comendadora concedida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal. Recebeu o título de Professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Rondônia em 2012; Homenageada pelo CNPq na página Pioneiras da Ciência do Brasil - 4ª Edição, inserida no site do CNPq em outubro de 2014; Doutora "Honoris Causa" pela Universidade Estadual do Ceará em 2015; Doutora "Honoris Causa" pela Universidade Federal do Piauí em 2015.