Página inicial > Notícias Destaque > Parfor Maués realiza colação de grau e forma 65 profissionais em Química

Parfor Maués realiza colação de grau e forma 65 profissionais em Química

Publicado: Quarta, 17 de Novembro de 2021, 18h03 | Última atualização em Segunda, 22 de Novembro de 2021, 17h18 | Acessos: 959

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (Parfor/ICE/Ufam) realizou na tarde desta quarta-feira, 17, a outorga de grau do Curso de Licenciatura em Química/Maués. A cerimônia foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, que esteve acompanhado pelo diretor do ICE, professor Túlio Gadelha. O evento ocorreu em formato on-line através do Canal da Ufam (Youtube).

A solenidade de outorga contou com a presença do coordenador do curso Parfor/Maués, professor José Felício da Silva e da paraninfa das turmas, professora Karime Rita de Souza Bentes. Seguindo o protocolo, o juramento foi realizado pela formanda Francismara Afonso Reis e, prosseguindo a cerimônia, o reitor outorgou grau das turmas do Curso.

Na ocasião da cerimônia, o reitor Sylvio Puga saudou as autoridades presentes,  professores, alunos e familiares, e disse que o momento é motivo de júbilo por estarem juntos. Ele lembrou que as turmas iniciaram uma experiência única em suas vidas, porque formar-se e graduar-se em seu município é uma oportunidade em que muitos não tiveram. Puga declarou que a Ufam entrega a sociedade amazonense, os melhores licenciados em química do estado do Amazonas.

“E tenho convicção como reitor em dizer isso, porque o Departamento de Química é constituído por quase todos de professores doutores com ampla produção científica, com ampla produção acadêmica, com reconhecimento nacional e internacional. Então, vocês tiveram grandes professores em suas formações”, completou o professor.

Para o reitor, a Universidade continuará de portas abertas para recebê-los para quem quer dar continuidade aos estudos no Programa de Pós-Graduação em Química ou em outros programas da Universidade.  Ele cita o professor José Felício como um dos professores mais respeitadas da Instituição. “Tenho muito orgulho de cada um de vocês e, onde quer que estejam levaram para sempre o nome da Ufam. Vamos olhar para frente com coragem e com a certeza de que os melhores licenciados em Química do estado do Amazonas estão sendo entregues nesse momento para o município de Maués, concluiu o reitor.

Para o diretor do ICE, professor Túlio Gadelha, é com prazer formar turmas em que teve a oportunidade de ser professor delas. Ele conta que foi um privilégio ser aluno e, agora, professor e, mais ainda, professor das turmas. Gadelha acredita que foram momentos difíceis, mas com trabalho e dedicação da Ufam, de seus professores e da coordenação está sendo possível vivenciar esse momento.

Ele conta que a Ufam está de portas abertas aos novos profissionais para que possam qualificar-se junto aos Programas de Pós-Graduação e, alerta para que não parem os estudos. “A jornada é longa na qual farão a diferença, porque somos carentes de professores nessa área de Química”, disse

O professor José Felício, coordenador das turmas, disse que é gratificante ver os formandos comemorem uma conquista da formatura em curso superior, e mais ainda quando o diploma é da Ufam.

“Olhando para trás, tenho certeza que todos os esforços, todas as privações e dificuldades estão longe e não importam mais. Hoje, o dia do presente e do futuro, e tenho certeza que será brilhante para cada um de vocês. Respirem fundo e tenham fé”, expôs José Felício.

Lista dos formandos do Curso de Licenciatura em Química

ADEILSON MUTIMO LAVAREDA