Página inicial > Notícias Destaque > Ufam dá inicio à festa do esporte com a abertura XIII edição dos Jogos Universitários

Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 17h41 | Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2019, 10h19 | Acessos: 2701

Alegria, diversão e integração são as palavras-chaves da cerimônia de abertura dos Jogos Universitários da Ufam (Juufam) que estão na sua XIII edição em 2019. Com mais de quatro mil inscrições, estudantes de todos os campi da Universidade se encontram, de 2 a 9 de agosto, no evento esportivo que estimula o bem estar físico e mental no ambiente acadêmico. A solenidade, que culminou com o acendimento da pira olímpica, ocorreu na noite de quinta-feira, 1º, na quadra coberta da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff).

Durante a abertura, o público pôde assistir ao desfile das 46 delegações que participam das 14 modalidades esportivas dos Juufam este ano, além de ver as apresentações culturais e o acendimento da pira olímpica. Procedendo a abertura do evento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, ressaltou a importância dos Jogos para a Instituição e parabenizou as 23 unidades acadêmicas da capital e do interior por se prepararem e enviarem delegações para a competição. “Este é um momento de muita alegria porque é a celebração do esporte na Universidade”, disse, ao declarar que os estudantes são os grandes protagonistas dos Juufam. “São vocês, alunos, que movimentam a nossa Instituição. Parabenizo a cada um de vocês e quero dizer que nos próximos dias de jogos haverá um grande vencedor que será o esporte da Universidade Federal do Amazonas”, discursou o gestor ao destacar também o empenho de professores e técnico-administrativos que atuaram na realização da festividade esportiva.

Organizado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), o evento tem o apoio dos centros acadêmicos dos cursos e recebe recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). “Os Jogos são importantes, enquanto um dos eixos do Pnaes, porque nós verificamos todo o investimento que vem para a Instituição sendo concretizado. Não são apenas disputas, isso aqui é um momento em que nós proporcionamos aos nossos estudantes um espaço de integração, confraternização, de troca entre si e seus colegas, não só da capital, mas dos nossos polos que estão distantes que veem nesse momento uma oportunidade de chegarem mais perto e serem vistos”, ressaltou a pró-reitora da Progesp, Vanusa Firmo. “Daqui sai a maioria dos representantes da Ufam nos Jogos Universitários Brasileiros. Não é só um momento de confraternização, eles também disputam com muita seriedade porque sabem que podem chegar a representar a Universidade fora de Manaus, inclusive nós vimos aqui alguns dos nossos representantes”, informa a pró-reitora.

Substituindo a diretora do Daest, Mônica Barbosa, Vinícius Padilla abordou em seu pronunciamento os benefícios que atividades como os Jogos Universitários da Ufam produzem para os estudantes. “Isso é um exercício de saúde mental, de vocês terem momentos de confraternização e lazer e isso é muito importante”, frisou.

Responsável direta pela realização dos Jogos, Klélia Santos afirma que a XIII edição dos Juufam, além de toda a estrutura para o suporte dos participantes, como ambulância, banheiro químico e ajuda de custo para aqueles dos campi fora da sede, apresenta um diferencial.  “A ideia é a cada ano melhorar mais.  Teremos uma área de lazer com jogos de tabuleiro, tênis de mesa, massagem e corte de cabelos, por exemplo. A gente quer proporcionar mais ainda a integração das equipes porque antes eles vinham e ficavam somente no confronto da competição, agora terão mais esse espaço de lazer para que troquem informações entre si”, conta.

Segundo a coordenadora, serão oito dias de disputa, com jogos ocorrendo quase todos no campus, somente o atletismo, que no domingo irá para a vila olímpica em razão da melhor estrutura para a prática. Haverá premiação para os três primeiros colocados em cada modalidade e todas as equipes receberão medalhas pela participação.

Fernanda Eduarda Monteiro está no quinto período de Música, representante discente e chefe da delegação do curso, coube a ela organizar os 27 estudantes que competirão nas modalidades handbol, futsal, queimada, basquete, futset, corrida, tênis de mesa e atletismo. “Eu ia de sala em sala chamando os outros alunos para formar as equipes e mandava mensagem para todo mundo chamando a galera para jogar. Esse é um momento de integração entre nós mesmos e com os outros cursos. A gente fez amizade com pessoas de cursos que eu nunca imaginei por causa dos amistosos. Como nós vivemos atolados com a faculdade, os Jogos nos dão um momento de distração muito gostoso. Hoje, me senti uma atleta olímpica, muito especial. A abertura foi linda do começo ao fim”, declara. “A gente pratica esporte mesmo. Tem um mês e meio que a gente treina para os Jogos. Estamos preparadíssimos, prontos para o que der e vier. A gente vai na garra”, afirma a estudante.

Vanderlânio Pinto dos Anjos cursa o segundo período de Ciências Agrárias, no Instituto de Natureza e Cultura (INC) em Benjamin Constant.  Ele é um dos mais de 40 estudantes que enfrentaram quatro dias de viagem de barco para aproveitar os Jogos e terão outros sete dias de viagem para voltar para casa, o que segundo Vanderlânio vale muito a pena.  “A gente faz tudo isso pela vontade de participar. No primeiro ano, batemos de frente com a atual campeã e isso nos motivou e fez com que a gente quisesse vir cada vez mais”, revelou. “Todo ano a gente vem com a intenção de ganhar, mas o pessoal é bom aqui, são bem fortes”, reconhece o integrante da delegação que competirá no handbol, no futsal, no vôlei, no futset, no atletismo e na queimada.