Página inicial > Notícias Destaque > Docente Jorge Campos, da FES, recebe título de ‘Grão Comendador’ da Câmara Brasileira de Cultura

Publicado: Terça, 16 de Novembro de 2021, 14h46 | Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 17h06 | Acessos: 819

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O docente Antônio Jorge Cunha Campos, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), da Universidade Federal do Amazonas, recebeu da Câmara Brasileira de Cultura o título de ‘Grão Comendador’ por meio do diploma de ‘Grão Colar do Mérito Acadêmico e Profissional, reconhecimento pelo trabalho na área de Administração e Logística.

A cerimônia de entrega da honraria, ‘1º Encontro de Notáveis da Amazônia’, ocorreu no sábado, dia 13, em Manaus, com a presença do presidente da Câmara Brasileira de Cultura, Grão Comendador Gualter Carrara Júnior e do coordenador regional, Grão Comendador José Batista.

No dia 24 de abril deste ano o docente recebeu em evento da entidade, no Luso Sporting Clube em Manaus, a ‘Cruz do Mérito da Amazônia’, que outorgou o título de ‘Comendador Doutor Antônio Jorge Cunha Campos’, dado pela Sociedade Brasileira de Cultura. Mas o conselho da entidade entendeu que o docente estava qualificado a receber uma honraria maior e concedeu o título de ‘Grão Comendador’. No evento do último sábado, o professor foi agraciado com o diploma ‘Grão Colar do Mérito Acadêmico e Profissional’ em que foi reconhecido pelo desenvolvimento na área da Administração e da Logística na região Norte e no Brasil.

“Temos feitos inúmeros projetos voltados pra área de Administração, pelo fortalecimento da profissão. Fico honrado pelo reconhecimento de todo um trabalho realizado na área. A comenda é o reconhecimento do meu trabalho ao longo de anos”, afirmou Jorge Campos.

O docente escreveu o Plano Brasil de Infraestrutura Logística (PBLOG), inúmeros livros na área de Logística, foi presidente do Conselho Regional de Administração e hoje é o vice-presidente, ex-diretor da Faculdade de Estudos Sociais (FES), além de participar de inúmeras palestras e eventos relacionados a sua área.

Currículo

Possui graduação em Administração de Empresa pela Universidade Federal do Amazonas (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Ex-Presidente do CRA-AM (2015-2016). Ex-Diretor da Faculdade de Estudos Sociais da Ufam (2017-2020). Atualmente é palestrante e Professor Titular da Universidade Federal do Amazonas e vice-presidente do CRA-AM. Recebi a Cruz do Mérito da Amazônia da Câmara Brasileira de Cultura com o Grau de Comendador (2021). 18 anos de experiência em empresas do Polo Industrial de Manaus. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção e Organização Industrial, atuando principalmente nas áreas de: Gestão da Cadeia Abastecimento, Logística, Administração, desenvolvimento regional e Administração de empresas. Autor de livros em Avaliação de Desempenho da Cadeia Logística, Gestão da cadeia logística e do Plano Brasil de Infraestrutura Logística-PBLOg. Recebeu Moção de Congratulação e Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa do Mato Grosso e da Assembleia Legislativa do Amazonas.

O que é a Câmara Brasileira de Cultura

A Câmara Brasileira de Cultura é uma Organização Não-Governamental (ONG) de Nível Nacional. Reconhecida nas Américas; do Sul e Central, Caribe, Europa. Representa o universo acadêmico, por intermédio dos seus Conselhos e acadêmicos da Academia Ciências e Artes.
Apoia de forma irrestrita todas as manifestações de arte, desde a dança, passando pelas Artes Plásticas até as Artes Cênicas. Estimula a pesquisa nas áreas científicas e humanas. Estabelece intercâmbio cultural com outros países. Investe na Criança visando a formação do cidadão. Desenvolve pesquisas em genealogia e heráldica. Identifica e homenageia, personalidades que se destacam no meio acadêmico, por sua “Ordem do Reconhecimento Social e Cultural” que é responsável pela edição da “Cruz de Reconhecimento Social e Cultural” reconhecida em toda América Latina. Quando outorgada em jornada internacional, é cunhada no idioma espanhol: “Cruz del Reconocimiento Social y Cultural en las Américas”, dando notoriedade e reconhecimento internacional ao agraciado. Esta honraria representada por uma cruz concede o grau de “Comendador” ao laureado.

É representada pela Ceres (latim) ou Agripa (grego), que representa a Deusa da Fartura ou da Agricultura, e está presente na maioria das moedas e papéis moedas do mundo, inclusive no real.