Reitor preside mesa sobre as relações de trabalho dos médicos na Latino-Ibero-América e Caribe durante o  IV Congresso Internacional de Saúde Interior e Fronteiras

Publicado: Sábado, 13 de Novembro de 2021, 13h16 | Última atualização em Sábado, 13 de Novembro de 2021, 14h56 | Acessos: 559

O Congresso é o maior evento de saúde do Norte do país

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, foi o presidente da primeira mesa de debate do “IV Congresso Internacional de Saúde do interior e fronteiras”, maior evento de saúde do norte do país. De caráter híbrido, o evento é realizado na Ufam até o próximo dia 14 de novembro, reunindo profissionais e autoridades da área de saúde para discutir os desafios e os dilemas ante a maior catástrofe pandêmica da saúde mundial. Esta quarta edição tem como tema “A carreira médica como fator estruturante para a saúde do interior” e o “Planejamento estratégico para a prevenção e combate a pandemias e catástrofes”.

Cenário de exclusão em saúde

Na manhã deste sábado, 13, a primeira palestra a ser apresentada abordou a situação de saúde na Bolívia e foi proferida pelo doutor Aníbal Cruz, secretário de Saúde de Cochabamba/ Bolívia. Durante seu pronunciamento, ele apresentou o panorama da saúde na América do Sul antes e depois da pandemia de COVID-19 e destacou a desigualdade na oferta e produção de serviços de saúde. “Há um cenário de exclusão social em saúde. Tem muita escassez nas fronteiras, poucos médicos. A situação dos sistemas de saúde na América do Sul está imersa em um complexo e dinâmico contexto político, econômico e social. O progresso tem sido paulatino nas últimas décadas. Além de lento, tem sido desigual. É necessário estabelecer uma aliança estratégica entre os governos, faculdades de Medicina e Universidades para o controle de qualidade do ensino de médicos na América do Sul, criar um observatório de recursos humanos que permita uma distribuição adequada de profissionais da área sanitária em áreas mais vulneráveis”, ressaltou o palestrante.

Em seguida, foram apresentadas palestras por videoconferência sobre a situação da saúde na Venezuela, na Espanha e em Portugal.

Ufam – compromisso com a sociedade

Após as apresentações, o reitor parabenizou os palestrantes e destacou que a Ufam, ao sediar o IV Congresso Internacional de Saúde do interior e Fronteiras, reafirma seu compromisso com a sociedade. “A Ufam, mais uma vez, reafirma seu compromisso institucional como sede dos grandes debates que envolvem a sociedade, no caso, a saúde no interior e nas fronteiras”, discursou o professor Sylvio Puga.

Encontro estratégico

O presidente da Confederação Médica Latino-Ibero-Americana e do Caribe (Confemel), Lincoln Lopes Ferreira, declarou que eventos como o Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras é referência na elaboração de estratégias com o propósito de promover melhorias na área de saúde. “Em eventos como esse é que traçamos estratégias para avançarmos e sairmos dessa situação precária em que se encontra a saúde e fazemos isso principalmente em memória daqueles que pereceram em campo de batalha durante essa pandemia de Covid-19”, declarou.

Medicina - Carreira de Estado

Durante o debate, o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Mario Vianna, ressaltou que a carreira de médico deve ser reconhecida como uma carreira de Estado. “É preciso que seja aprovada essa carreira urgente para que tenhamos profissionais qualificados e amparados pelo Estado, com fornecimento de alimentação, moradia, ou seja, um profissional com as prerrogativas de um oficial do Corpo de Saúde das Forças Armadas, membro do Poder Judiciário ou ainda do Corpo diplomático, que são as carreiras atualmente reconhecidas como de Estado”, enfatizou.

O evento conta ainda com as mesas “Assistência em saúde no interior do Estado do Amazonas”, “Tecnologia em Saúde como forma de diminuir desigualdades”, “Como funcionam as carreiras de Estado no Brasil”, “Carreira médica no Estado do Amazonas” e “Estratégias de prevenção e combate  a pandemias e catástrofes”. O evento tem trechos transmitidos através do perfil do Simeam no Facebook.