Página inicial > Notícias Destaque > Professora Renilda Aparecida Costa recebe III Prêmio Nestor Nascimento na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Publicado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 14h31 | Última atualização em Sexta, 12 de Novembro de 2021, 10h18 | Acessos: 1030

A docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Renilda Aparecida Costa, recebe amanhã, 12 de novembro, às 9h30, no Auditório Belarmino Lins, o III Prêmio Nestor Nascimento, concedido pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, ligada à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM). A premiação será concedida na categoria - “Respeito, Visibilidade, Resgate Histórico e Luta contra o Racismo”.

O prêmio é voltado ao reconhecimento dos movimentos e personalidades que promovem ações com o objetivo de estimular a igualdade racial e combate ao racismo. A professora desenvolve pesquisas nos temas: Identidade Nacional Brasileira, Identidade Étnico-racial e Educação, Constituição da Identidade Religiosa na Amazônia, Diálogo Inter-religioso e Religiões de Matrizes Africanas, além de coordenar o Núcleo de Estudos Afro Indígenas da Ufam.

Renilda Aparecida Costa

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1992), Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais (1995), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ Unisinos( 2011). Foi professora do quadro do Magistério Público Estadual Santa Catarina - Escola de Educação Básica Vidal Ramos Junior de 1994 a 2009, Municipal no CAIC Nossa Senhora dos Prazeres de 1998 a 2009 e Universidade do Planalto Catarinense de 2000 a 2009, também foi pesquisadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros Negro e Educação de 2001 a 2009 NEAB/NEU na mesma instituição. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, atuando no Instituto de Filosofia Ciências Humanas e Sociais, na área da Sociologia. Atua no Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia desde 2014. É coordenadora do Núcleo de Estudos Afro Indígena - NEAI/UFAM. Tem experiência nas áreas de conhecimento da Educação, Sociologia, Sociologia da Educação e Sociologia da Religião. Atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade Nacional Brasileira, Identidade Étnico-racial e Educação, Constituição da Identidade Religiosa na Amazônia, Diálogo Inter-religioso e Religiões de Matrizes Africanas.

Mais informações sobre os premiados AQUI