Página inicial > Notícias Destaque > Reitor debate produção do conhecimento e tecnologia na Amazônia durante Seminário “Amazônia in loco”

Publicado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 10h35 | Última atualização em Sexta, 12 de Novembro de 2021, 13h51 | Acessos: 441

Moderado pelo reitor da Universidade Federal do Pará, professor Emmanuel Tourinho, o painel “Produção do conhecimento e tecnologia na Amazônia” contou ainda com os debatedores Carlos Nobre, membro da Academia Brasileira de Ciências e a pesquisadora Lucimar Souza, diretora-adjunta de Desenvolvimento Territorial no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam)

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, foi um dos debatedores do painel “Produção do conhecimento e Tecnologia na Amazônia”, na tarde desta quarta-feira, 10 de novembro. O painel integra a programação do Seminário “Amazônia in loco”, um evento promovido pela Eurocâmaras, entidade que reúne as câmaras de comércio europeias no Brasil, em parceria com a Câmara Oficial Espanhola de Comércio e a Câmara de Comércio Brasil-Finlândia.

Participantes

Além do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, participaram como debatedores do painel “Produção do conhecimento e Tecnologia na Amazônia” o cientista Carlos Nobre, membro da Academia Brasileira de Ciências e a pesquisadora Lucimar Souza, diretora-adjunta de Desenvolvimento Territorial no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). O moderador do debate foi o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Emmanuel Tourinho.
Durante seu pronunciamento, o reitor da Ufam destacou projetos estratégicos para a Amazônia desenvolvidos na Ufam. “Agradeço o convite e expresso minha satisfação em participar deste evento. Temos aqui na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) o Projeto Super, voltado à capacitação básica e avançada em tecnologia, o qual foi aprovado há um ano e que conta com investimento em torno dos cem milhões de reais junto à empresa Samsung, ao nosso Instituto de Computação, Faculdade de Tecnologia e Centro de P&D em Tecnologia e Eletrônica e da Informação (CETELI). Tal projeto estratégico para a região amazônica atua na defesa da Amazônia, através da capacitação do capital intelectual. Foi implementado no início da pandemia de Covid-19 e a atuação dele  funcionou remotamente durante a pandemia. Outro projeto que desejo destacar  ocorre na tríplice fronteira. Trata-se do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões, mantido em parceria com o Ifam e com a UEA, fortalecido pelo acordo de cooperação entre as instituições científicas do nosso Estado do Amazonas”, afirmou.

Confira o Painel 5, na íntegraApresentações anteriores podem ser conferidas no canal do Seminário Amazônia in loco, no You Tube.

Objetivos
O seminário "Amazônia in loco" visa promover o desenvolvimento de negócios entre empresas locais, nacionais e estrangeiras, bem como proporcionar networking e geração de conhecimento. O evento conta com palestras, rodadas de negócios e feiras com produtos e serviços da região amazônica.

Confira a programação completa do Seminário Amazônia in loco.