Página inicial > Notícias Destaque > Plano de Biossegurança da Ufam é atualizado

Plano de Biossegurança da Ufam é atualizado

Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2021, 10h50 | Última atualização em Sexta, 07 de Janeiro de 2022, 10h23 | Acessos: 3592

Distanciamento entre cadeiras em sala de aula, monitoramento da circulação de pessoas nas unidades acadêmicas e recomendação de vacinação contra a Covid-19 aos membros da comunidade universitária são as principais alterações do documento. Alterações serão encaminhadas para apreciação do Consuni

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A Comissão de Biossegurança da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) atualizou orientações do Plano de Biossegurança Institucional. O documento foi elaborado no início da pandemia de Covid-19 com o objetivo de estabelecer condições de segurança que atenuassem a propagação da doença e, dessa forma, contribuísse para a preservação da vida e da saúde de cada membro da Ufam.

O Plano de Biossegurança Institucional teve alterações em três eixos: diminuição entre as cadeiras das salas de aula, monitoramento da circulação de pessoas e recomendação de vacinação dos integrantes da comunidade universitária contra a Covid-19.

Principais atualizações
Segundo o vice-presidente do Comitê Interno de Enfrentamento do surto epidemiológico de Coronavírus, doutor Pedro Elias de Souza, o Plano foi discutido em várias reuniões no Comitê até a definição das atualizações. “A primeira atualização diz respeito à diminuição do distanciamento entre as cadeiras na sala de aula, que passou de 1,5 m para 1m, a exemplo de como está sendo feito em diversas instituições no Brasil; a segunda atualização se refere ao monitoramento da circulação de pessoas nas nossas unidades acadêmicas. Tal monitoramento deverá ser feito pelas comissões locais de biossegurança, com o suporte do Comitê de enfrentamento e, por fim, foi acrescentada a recomendação de vacinação contra a Covid-19 aos membros da comunidade universitária, já que, na época da elaboração do Plano, ainda não existia vacina e o Plano de Biossegurança da Ufam, que tem por natureza a atualização contínua, acompanha instantaneamente as evoluções de combate à Covid-19”, detalhou doutor Pedro Elias.

Encaminhamento ao Consuni
As atualizações serão encaminhadas para o reitor que, em ato contínuo, submeterá as alterações no documento à apreciação do Conselho Universitário (Consuni). A atual versão do Plano de Biossegurança da Ufam foi aprovada em Reunião do Conselho Universitário no dia 14 de julho de 2020 através da Resolução 003/2020 – Consuni.