Página inicial > Notícias Destaque > Propesp realiza abertura do XXX Congresso de Iniciação Científica (XXX Conic)

Propesp realiza abertura do XXX Congresso de Iniciação Científica (XXX Conic)

Publicado: Terça, 09 de Novembro de 2021, 14h56 | Última atualização em Terça, 09 de Novembro de 2021, 15h12 | Acessos: 342

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) realizou nesta terça-feira, 9, a abertura do XXX Congresso de Iniciação Científica 2020/2021 (XXX Conic), em formato on-line. O evento ocorre no período de 9 a 11 desta semana.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam promoveu nesta terça-feira, 9, a abertura do XXX Congresso de Iniciação Científica com o objetivo de divulgar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por discentes da graduação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa de Iniciação Científica da Ufam (PAIC) 2020/2021.

A mesa de abertura foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e contou com a participação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, professora Selma Baçal, do diretor do Departamento de Pesquisa da Propesp, professor Jamal Chaar, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professora Maria Paula Gomes Mourão, representando a Fapeam, a professor Ana Cláudia, e da coordenadora dos comitês científicos da Ufam, professora Keyla Ramos.

Em sua fala, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou a satisfação da Ufam, através da Propesp, realizar a 30ª edição do Conic. “Temos a satisfação de realizar o evento que é tão importante para despertar nos nossos discentes o gosto pela pesquisa. O Conic tem como objetivo divulgar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de graduação oriundos do PIBIC. Temos diversos parceiros nessa atividade: a Capes, CNPq, a Fapeam, a Suframa, além da própria Universidade, que coloca recursos para bolsas oriundos da própria Ufam. O Conic também envolve às nossas unidades acadêmicas situadas no interior do Estado, nos municípios de Benjamin Constant, Itacoatiara, Coari, Humaitá e Parintins. Por meio do Congresso é possível conhecer todos os trabalhos de iniciação científica desenvolvidos pela nossa Instituição e que serão divulgados em forma de apresentação oral no evento e em resumos no livro anais do XXX Conic. Para nós da Universidade é um grande orgulho realizar pela 30ª vez este Conic. Parabenizo a todos envolvidos neste tão importante evento. Parabenizo aos nossos orientadores que permitiram que nossos alunos chegassem até aqui num momento tão difícil, de superação e parabenizo nossos alunos que estarão apresentando os trabalhos mesmo com todas as dificuldades” disse.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, Selma Baçal, pediu um minuto de silêncio para homenagear os inúmeros servidores da Ufam que faleceram de Covid-19, em especial o servidor da Propesp, Vanildo da Silva Farbar. “Quero homenagear o nosso servidor que faleceu em janeiro deste ano de Covid-19. Também a todos os nossos servidores da Ufam como também as pessoas do País que perderam a vida para a doença. Quero desejar a todos os que contribuíram para a realização do evento meu muito obrigado. Nosso PIBIC está estabelecendo um marco com a realização do seu 30º Congresso de Iniciação Científica. Essa nossa edição também comemora os 37 anos de PIBIC executados na nossa Universidade. Em 1984 o CNPq estabeleceu um projeto piloto para pensar a iniciação científica na graduação. Nesse projeto participou a Ufam, a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal do Maranhão. O projeto foi tão bem sucedido que o CNPq adotou o Programa Nacional de Iniciação Científica que tem esse tamanho e importância de hoje. Há 37 anos a nossa Ufam, juntamente com o CNPq, vem fazendo trabalhos de Iniciação Científica. Hoje temos 1750 bolsas de iniciação científica distribuídas para diversas áreas. Passamos dos dois mil alunos fazendo pesquisa (2.139 projetos). Acreditamos que a iniciação científica é um passo muito importante para que o jovem pesquisador venha tomar um pouco mais de aproximação do espaço da ciência”, destacou.

O diretor do Departamento de Pesquisa da Propesp, professor Jamal Chaar, ressaltou os anos de iniciação científica realizados pela Ufam. “São 37 anos que a Ufam participa do Programa de Iniciação Científica. Estamos comemorando o 30º Congresso (Conic) em que são apresentadas as pesquisas realizadas pelos discentes da graduação. São várias áreas do conhecimento envolvidas na produção de pesquisa. Quero agradecer aos servidores e todos que contribuíram para realizarmos o evento”, afirmou.

Endereço de acesso ao evento: https://www.even3.com.br/xxxconic2021/