Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Propesp premia melhores teses e dissertações de 2020
Início do conteúdo da página

Propesp premia melhores teses e dissertações de 2020

Publicado: Quinta, 04 de Novembro de 2021, 16h54 | Última atualização em Quinta, 04 de Novembro de 2021, 16h54 | Acessos: 1904

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam), na tarde desta quinta feira, 4 de novembro, realizou cerimônia de premiação das melhores teses e dissertações dos Programas de  Pós -Graduação da Ufam referente ao ano de 2020. Ao todo, foram premiadas 10 teses e 28 dissertações. 

Confira a lista completa AQUI

De acordo com o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, as pesquisas premiadas mostram a riqueza da Ufam, mesmo com a pandemia. “O ano de 2020 foi o ano em que enfrentamos a pandemia, procuramos preservar vidas na nossa Instituição e nos reinventamos. Infelizmente, tivemos perdas e sentimos muito por isso. Estou emocionado porque nesse momento de premiação, também nos lembramos daqueles colegas que contribuíram com a Pós-Graduação e infelizmente partiram, deixando uma lacuna na Ufam. Entretanto, eles também deixaram um legado. Quero prestar as minhas sinceras homenagens aos colegas que partiram e dizer que o ano de 2020 foi de superação, resiliência e resistência”, destacou o reitor. Durante a solenidade foi feita uma homenagem a todos os membros da comunidade acadêmica, ligados à Propesp, que tiveram suas vidas interrompidas por causa da pandemia de covid 19. 

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, parabenizou os premiados e lembrou que o ano de 2020 foi difícil para o Brasil, especialmente, para o estado do Amazonas. “Todos nós que estamos aqui somos sobreviventes dessa enorme avalanche provocada pela pandemia de covid-19. Todos nós tivemos enormes perdas, mas nós conseguimos concluir com êxito pesquisas muito importantes que estão sendo premiadas hoje. Quero dizer da nossa alegria, respeito e agradecimento a todos os técnico-administrativos ligados à Propesp e as coordenações dos PPGs, docentes e alunos pelo empenho mesmo em condições adversas”, disse.

A professora lembrou ainda que a premiação faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/Ufam), por meio do Programa de Acompanhamento e Melhoria da Pós-Graduação da Ufam. “O coroamento das melhores teses e dissertações tem dupla alegria. Primeiro, mesmo com todas as dificuldades durante a pandemia, nós conseguimos produzir pesquisas relevantes; segundo, porque nós fechamos o quadriênio 2017-2020 de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com muito êxito e esperamos que todo esse trabalho e esforço feito pela nossa Pós-Graduação venha a ser reconhecido ao término da avaliação quadrienal”, enfatizou a pró-reitora.              

A diretora do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação, professora Adriana Malheiros, explicou que a premiação é anual e foi adotada pela Propesp para estimular e incentivar a Pós-Graduação e a Pesquisa na Instituição. “O dia de hoje retrata um momento de muita alegria e emoção a todos aqueles que passaram pela Pós-Graduação, levaram consigo o conhecimento do mestrado ou do doutorado e nos deixou um legado de grandes experiências. Nós aprendemos muito com vocês, principalmente no ano de 2020, devido à pandemia. Agradecemos também todos os docentes e discentes que fazem a Pós-Graduação da Ufam”, finalizou a diretora. 

Além da premiação, haverá a publicação de um e-book contendo o resumo das melhores teses e dissertações de 2020. A solenidade completa pode ser assistida AQUI.

registrado em:
Fim do conteúdo da página