Página inicial > Notícias Destaque > Daest anuncia retomada das atividades do Restaurante Universitário instalado na Faculdade de Medicina para esta quarta-feira, 3

Publicado: Quarta, 03 de Novembro de 2021, 10h39 | Última atualização em Quinta, 04 de Novembro de 2021, 08h27 | Acessos: 1455

Alunos de Medicina e Odontologia são atendidos pelo RU instalado na FM

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

O Restaurante Universitário instalado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/Ufam) retoma, a partir desta quarta-feira, 3, as atividades normais de fornecimento de café da manhã e almoço para alunos da Faculdade de Medicina e Odontologia (FAO).

A coordenadora dos Restaurantes Universitários da Ufam, professora Klélia Santos, afirma que a retomada das atividades do RU foi possibilitada pela dedicação de meses e destacou as principais mudanças para que sejam observadas as recomendações do Plano de Biossegurança da Universidade. “Essa preparação vem desde janeiro. Fizemos reforma nos quatro restaurantes universitários, que envolveram adaptações para deficientes e para o combate à Covid-19. Por exemplo, foram abertas portas para proporcionar melhor ventilação e, dessa forma, termos acesso de entrada e acesso de saída. Foram construídas as cabines de validação dos tickets, realizada a demarcação tátil para deficientes visuais, colocadas pias para higienização das mãos, as mesas estão no distanciamento de 1,5 m e em todas essas mesas há álcool 70”, ressaltou.

Biossegurança

Ela também destacou que o restaurante vai atender, nesse primeiro momento, abaixo de 50% da sua capacidade, em atendimento às regras de biossegurança. “Embora a capacidade de atendimento do restaurante instalado na FM seja de 80 pessoas, estamos trabalhando com margem abaixo de 50%, em respeito às normas do plano de biossegurança da Universidade e às normas de fiscalização. Fizemos reuniões com os alunos para divulgar como seria o funcionamento, com orientações para evitar filas e aglomerações, além de anunciar que a alimentação será fornecida por outra empresa, após nova licitação, até porque é importante contarmos com a parceria dos alunos para que eles sejam os fiscais dos serviços ofertados”, completou.

Atendimento das demandas estudantis - preocupação diária

A diretora de Assuntos estudantis, professora Karime Bentes, ressalta que a atuação da administração superior foi imprescindível para que o RU retornasse cumprindo todas as normas. “Todos nos solidarizamos com as necessidades de nossos alunos e, atender essa e outras demandas sensíveis tem sido nossa preocupação diária”, disse a diretora do Daest.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou o empenho do Departamento de Assistência Estudantil nesta empreitada. “Ressalto o empenho do Daest que, em articulação com a Prefeitura do Campus Universitário e com a Pró-reitoria de Administração e Finanças, dialogou com os acadêmicos de Medicina e Odontologia, possibilitando o retorno do RU, seguindo todos os protocolos de Biossegurança”, declarou o gestor.

Agradecimentos

A presidente do Centro Acadêmico de Medicina, graduanda Carolina Martins, agradece à administração da Universidade pelo empenho na retomada das atividades do Restaurante Universitário.“Estamos muito felizes com o retorno do RU. É uma demanda dos alunos desde o retorno do internato no início do ano, e que só foi aumentando com o retorno presencial para aulas práticas, graças à vacinação dos acadêmicos. A reabertura do restaurante é muito importante para os alunos que estão tendo aulas práticas no entorno da FM e também para aqueles que moram próximo, já que tomar café da manhã e almoçar significa uma redução de gastos no orçamento mensal de alunos, principalmente daqueles que moram sozinhos e não são de Manaus. Por fim, agradecemos o esforço da Ufam para que isso pudesse acontecer, agradecimentos que são direcionados principalmente à professora Karime Bentes, diretora do Departamento de Assistência Estudantil  e à professora Klélia Santos”.

Política essencial

O secretário do Centro Acadêmico de Odontologia, Josiel Augusto Coelho, destacou o caráter integral do curso de Odontologia e ressaltou a importância do Restaurante Universitário para a permanência dos alunos na graduação. “Somos mais de 115 alunos que utilizam o RU para sua alimentação desde o desjejum até o almoço. Falar do retorno do RU é falar de uma política essencial para a permanência dos estudantes na sua graduação. Nosso curso de Odontologia é integral e atende a comunidade através das clínicas ambulatoriais da nossa faculdade. Então, nossos estudantes necessitam do RU, principalmente , na hora do almoço. Parabenizamos a gestão da Universidade e todas as pessoas envolvidas na reabertura do RU”, declarou o graduando do oitavo período de Odontologia.

RU FM – Horários de funcionamento

Os horários de atendimento do RU na Faculdade de Medicina são os seguintes:

Café da manhã - servido das 6:30 às 8:30 horas

Almoço - das 11 às 14:30 horas (horário estendido para atendimento de acordo com as normas de biossegurança).