Em solenidade de 15 anos de criação do IEAA, reitor e vice-reitora anunciam pedido de emenda parlamentar para o Instituto de Humaitá
por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom
A cerimônia comemorativa de 15 anos do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/Ufam) ocorreu de forma on-line, através do canal Youtube, na tarde desta terça-feira, 26. O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga e a vice-reitora, professora Terezinha Fraxe participaram da transmissão, os quais estavam acompanhados pela diretora do Instituto, professora Ana Cláudia Fernandes Nogueira.
Durante a solenidade, o reitor, professor Sylvio Puga anunciou que num esforço conjunto da Administração Superior, juntamente com a direção daquele Instituto, foi solicitado à Bancada Parlamentar do Amazonas recursos para a construção da Biblioteca em Humaitá e Restaurante Universitário, recursos esses que serão destinados também para a manutenção do Instituto. De acordo com Sylvio Puga, a Administração Superior entende que os recursos são importantes para a permanência do aluno na Instituição considerado por ele, a mola-mestra da Instituição.
O reitor disse ainda que comemorar os 15 anos do IEAA é um motivo de satisfação e muito honra para Administração Superior, pois, acredita que a participação desse momento comemorativo é importante para a Universidade. O professor relata que a História do Instituto deve ser tratada como a de luta e superação, e que ela foi construída coletivamente pelos técnico-administrativos, alunos, professores e terceirizados, assim como por aqueles que ao longo da sua trajetória construíram no seu cotidiano o IEAA.
“Nós sabemos das dificuldades que a Universidade Pública enfrenta nos últimos anos, mas, nós sabemos também que existe em Humaitá, pessoas comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa e mais humanitária. De uma sociedade onde a Universidade fará seu papel transformador nas vidas dessas pessoas. É isso que eu e a vice-reitora, professora Terezinha Fraxe acreditamos enquanto gestores da Universidade Por isso que colocamos os nossos nomes à disposição da comunidade para que nós possamos avançar cada vez mais nesse processo”, expôs o reitor.
Ele reafirmou seu compromisso com o Instituto: “Quero dizer a vocês o nosso compromisso, o meu e da vice-reitora, professora Terezinha Fraxe, para que a nossa Universidade Federal do Amazonas seja cada vez mais uma Universidade que cresça não somente quantitativamente, mas qualitativamente”.
A diretora do IEAA, que conduziu a solenidade, agradeceu as pessoas envolvidas na elaboração da programação comemorativa de aniversário de 15 anos do IEAA. Na ocasião, o professor Jorge Almeida de Menezes, representando os cursos das Pós-Graduações e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Ambiente, disse que é com bastante alegria que se comemora os 15 anos do Instituto, lembrando que foram muitas dificuldades enfrentadas, mas que agora, pode-se dizer que o IEAA está consolidado no município de Humaitá, que é uma realidade na região, conseguindo com outras instituições, o crescimento e desenvolvimento educacional e científico.
A representante dos Cursos de Graduação, professora Ângela Maria Gonçalves, falou que o IEAA faz parte de sua história e é grata pelos momentos proporcionados. São inúmeros benefícios e vitórias que o IEAA vem deixando ao longo dos 15 anos. São vários alunos graduados, profissionais atuando no mercado de trabalho, vários alunos graduados que se tornaram mestres e doutores os quais foram alunos e, hoje, são colegas de trabalho. Isso para o IEAA é uma grande alegria.
Representando o corpo docente, o aluno do curso de pedagogia, Waldilson Tenório disse que é gratificante estar participando de momento festivo em que o Instituto completa 15 anos de história, luta e resistência da Universidade no interior do Amazonas, na cidade de Humaitá. “Recordando que as grandes transformações que o Instituto fez na vida dos nossos cidadãos, dos nossos estudantes, e, hoje estão inseridos no mercado de trabalho”, completou.
Após a abertura do evento, a programação segue com a apresentação de vídeo dos egressos do Instituto e, posteriormente, a palestra com a vice-reitora, professora Terezinha Fraxe.
Em registro, a solenidade comemorativa dos 15 anos do IEAA teve as participações da pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Tanara Lauschner e do representante do Exército Brasileiro, Mynarson Oliveira.
Histórico
A Ufam, por meio da Resolução Consuni, criou cinco campi da Ufam no interior do Estado do Amazonas, o Campus Universitário do Pólo Vale do Rio Madeira, com sede em Humaitá-AM foi criado por meio da Resolução 023. O IEAA Campus Vale do Rio Madeira foi criado pela Portaria do Consuni 028/2005, tendo sua implantação efetivada em 04 de outubro de 2006 no município de Humaitá. Atualmente, o IEAA possui 6 cursos de graduação e 2 de pós-graduação a nível de mestrado; tendo aproximadamente 1.200 alunos matriculados.
Redes Sociais