Página inicial > Notícias Destaque > Reitor da Ufam participa do 14º Fórum de Gestores de Instituições de Ensino, Pesquisa e Inovação do Governo do Estado

Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 16h33 | Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 16h55 | Acessos: 580

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

foto: Lane Azevedo/Sedecti

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, participou nesta quinta-feira, 30, das 9h às 12h, do 14º Fórum de Gestores de Instituições de Ensino, Pesquisa e Inovação, em formato presencial, no auditório da reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Avenida Djalma Batista, 3578, no bairro de Flores.

Participaram do evento representantes de instituições de ensino, pesquisa e inovação. O reitor da Ufam, Sylvio Puga, o vice-reitor da UEA, Cleto Leal, a secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tatiana Schor e a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, entre outras autoridades.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) está desenvolvendo uma serie de iniciativas e projetos em consonância com os interesses do Governo do Estado do Amazonas, organizadas e direcionadas de acordo com os programas estabelecidos no seu Plano Plurianual 2020-2023, destacando as ações 2694 – Fortalecimento do Sistema Estadual de CT&I, 2695 – Difusão e Popularização da Ciência e 2737 – Meninas e Mulheres na Ciência e no Empreendedorismo Científico.

Dentre as iniciativas desenvolvidas da Secretaria no âmbito destas ações está à organização e condução das reuniões do Fórum de Gestores de Instituições de Ensino, Pesquisa e Inovação que busca fortalecer a colaboração permanente entre as instituições de ensino, pesquisa e inovação no Amazonas, criando um espaço de troca de informações e cooperação entre os seus integrantes.

O evento tem o objetivo de debater o fortalecimento do Sistema Estadual de CT & I – retomada do CONECTI, projetos captados e em execução da SECTI/SEDECTI; Rede RHISA: Rede de Recursos Humanos e Inteligência para a Sustentabilidade da Amazônia; Atualizações da Fapeam e debates e demandas.

“Nessa manhã realizamos mais uma vez a 14ª edição de uma reunião extremante importante para o sistema de Ciência Tecnologia e Inovação. Aqui estão vários operadores de C&T das mais diversas áreas e é claro que as ações que realizamos são múltiplas, com diversas frentes, com diversas pautas, diversas agendas. Mas é importante sempre reunirmos, não somente para trocarmos experiências, mas também alinharmos ações institucionais porque muitas vezes somos demandados e outras instituições não, outras realizam atividades e muitas vezes temos que fazer um retrabalho. Uma oportunidade como esta é interessante para que esse retrabalho não ocorra, que na verdade a gente possa somar forças e poder avançar. Quero destacar de forma pública o apoio da Fapeam em todos esses processos, na pessoa da professora Márcia Perales, o apoio da secretária executiva da SECTI, Tatiana Schor, e do secretário da SEDECTI, Jório de Albuquerque Veiga Filho porque entendemos enquanto universidade que ninguém faz nada sozinho”, disse o reitor da Ufam.