Página inicial > Notícias Destaque > “Garotas espertas” incentiva participação feminina na C&T e lança projeto na próxima quarta-feira, 6

Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 16h09 | Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 17h23 | Acessos: 1036

Na próxima quarta-feira, dia 6 de outubro, às 19h, será lançado o projeto “Garotas Espertas” do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam). Na programação, o evento apresenta curtas-metragens e imagens de jovens atrizes interpretando grandes cientistas. O lançamento ocorrerá no Centro Cultural Palácio da Justiça, localizado no Centro de Manaus.

O “Garotas Espertas” é uma promoção do Projeto Cunhantã Digital em parceira com a Casa de Artes Trilhares, apresenta 12 curtas-metragens e diversas fotos que retratam as histórias de mulheres importantes para a ciência. O objetivo é despertar o interesse de meninas pela área e que a sociedade conheça suas realizações.

Nos curtas, atrizes mirins entre 8 e 13 anos interpretam as cientistas, apresentando as histórias de vida e principais realizações. Segue as homenageadas: Ada Lovelace, Hipácia, Margaret Hamilton, Nancy Roman, Grace Hopper, Dorothy Vaughan, Joan Clarke, Katherine Johnson, Rosalind Franklin, Mary Jackson, Hedy Lamarr e Radia Perlman.

O “Garotas Espertas” foi produzido dentro do projeto “Apoio para o incremento do quantitativo feminino em Computação", através do Programa Cunhantã Digital do Instituto de Computação da Ufam, parcialmente financiado pelo Programa de Apoio a Projetos financiados por Emendas Impositivas (Proemend) do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), proposto pela Deputada Estadual Alessandra Campêlo (MDB), através da Resolução Nº 014/2019 do Proemend.

A cerimônia de lançamento será realizada com público reduzido, seguindo todos os protocolos de prevenção à covid-19, apenas para convidados, pessoas que colaboraram com o projeto, as atrizes mirins e suas famílias, além de profissionais da imprensa. Após o evento, o material será disponibilizado no canal do Projeto Cunhatã Digital no YouTube.

Sobre o Cunhantã Digital

O Projeto Cunhantã Digital teve início em 2015 no Instituto de Computação (IComp) da Universidade Federal do Amazonas. O objetivo central do projeto é despertar nas alunas do ensino fundamental e médio o interesse na Computação e motivar as meninas que se identificarem com a área a buscarem a formação necessária para uma carreira bem-sucedida em um mercado de trabalho em franca expansão.

Lançamento do Projeto “Garotas Espertas”

QUANDO: 6 de Outubro

QUE HORAS: 19h