Audiência Pública vai definir cursos de formação, resultados de Termo de Cooperação entre Ufam, Associação Amazonense de Municípios e Prefeitura de Manaquiri
A previsão é que o processo seletivo ocorra ainda em 2021 e as aulas, na modalidade Educação a Distância, tenham início em janeiro de 2022
Na manhã desta quarta-feira, 29 de setembro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com Associação Amazonense dos Municípios (AAM) e a Prefeitura de Manaquiri, anunciou para janeiro o início das aulas, por meio do Centro de Ensino a Distância (CED/Ufam), na cidade de Manaquiri, fruto do acordo de cooperação técnica, assinado em agosto, para levar ensino a distância aos 62 municípios do estado. Os cursos ofertados serão definidos em audiência pública no município dia 15 de outubro.
De acordo com o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a Instituição assume o compromisso de, a partir das especificidades de cada uma das cidades, promover qualificação no interior do Amazonas. "Saímos daqui com a data para a audiência pública no município de Manaquiri, 15 de outubro, onde os cursos serão definidos. Simultaneamente, teremos as tratativas internas junto aos órgãos colegiados com vistas a oferta desses cursos. Esse é mais um passo na direção para a efetiva implantação de cursos na modalidade EaD no interior do estado. Nesse primeiro momento, vamos atender ao município de Manaquiri, mas o acordo de cooperação técnica atenderá todos os municípios do Amazonas”, ressaltou.
O presidente da AAM, vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e prefeito de Manaquiri, Jair Souto (MDB), enfatizou a disponibilidade da Ufam em interiorizar as suas ações para o desenvolvimento do interior do Amazonas. “A AAM ajudará a implementar a universidade no interior do estado e a Ufam tem um papel muito importante na busca da eficiência da gestão pública, no desenvolvimento econômico e social do Amazonas. O município de Manaquiri, hoje, apresenta uma agenda bem definida para iniciar os cursos oferecidos pela Ufam. Para os jovens é um sonho, para os munícipes de Manaquiri é um sonho que está acontecendo. Esse é um momento único. Quero agradecer aos parlamentares, na pessoa do deputado federal Silas Câmara (PRB), por nos ajudar nessa interlocução”, destacou.
O prefeito falou também da contrapartida oferecida pelo município na implementação do acordo de cooperação técnica. “ Vamos colocar todos os aparelhos públicos do município à disposição da Ufam e da sociedade. Serão escolas, internet, tecnologias e as condições estratégicas necessárias para de fato desenvolvermos o interior, nesse caso específico, o município de Manaquiri”, disse.
O diretor do Centro de Ensino a Distância (CED/Ufam), professor João Víctor Figueiredo Cardoso Rodrigues, explicou que o processo seletivo para os cursos será simplificado, na forma de vestibular, mas específico para as vagas no município. “ A proposta é iniciarmos em Manaquiri esse projeto que vai abranger os 62 municípios do Amazonas ofertando dois cursos, cada um com 50 vagas. Em conversa com a Comissão Permanente de Concursos (Compec/UFAM), a expectativa é que o edital saia ainda este ano para as aulas iniciarem em 2022. Essa parceria entre a Ufam e a AAM possibilitará à Universidade chegar em diversas localidades sem a necessidade do deslocamento do aluno para alguma unidade da Ufam. Dessa forma, nós ampliamos a oferta de vagas e oportuniza, exponencialmente, a capacidade de formação profissional de qualidade no interior do nosso estado para o desenvolvimento regional”, finalizou o diretor.
Além do reitor Sylvio Puga, do prefeito de Manaquiri, Jair Souto (MDB) e do diretor do CED/Ufam, professor João Víctor Figueiredo Cardoso Rodrigues, estiveram presentes na reunião a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, o secretário de Educação do Município de Manaquiri, Rogério Silva e as gerentes de Projeto e de Relacionamento Institucional da AAM, respectivamente, Ralyne Guerreiro e Thays Silva.
Mais informações sobre o acordo de cooperação técnica entre a Ufam e a AAM acesse:
Ufam irá oferecer cursos para os 62 municípios do Amazonas
Redes Sociais