Selo em comemoração aos 30 anos do Museu Amazônico será lançado amanhã, 17
Na manhã desta sexta-feira, 17 de setembro, às 10h, o Museu Amazônico, ligado a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), lança o selo comemorativo em homenagem aos seus 30 anos. A solenidade será online e pode ser acessada AQUI.
De acordo com o diretor geral, Dysson Teles Alves, o Museu Amazônico permite, por meio das suas coleções, o desenvolvimento de pesquisas voltadas para o processo de ocupação e a formação social do Amazonas, tanto no aspecto cultural quanto no econômico. “O Museu não é apenas um local de apresentação de exposições, mas sim um espaço de pesquisas e produção de trabalhos, sem deixar de lado a organização de exposições, palestras, visitas, enfim, uma série de atividades visando integrar o museu com a sociedade de um modo geral. O Museu Amazônico tem sob sua guarda diversas coleções etnográficas, uma vasta coleção iconográfica e documental e mais recentemente um acervo arqueológico com incontáveis peças e fragmentos deixados pelos nossos ancestrais. A programação de amanhã, dia 17 de agosto, se dará na Reitoria com a apresentação do selo do museu aos convidados e será transmitida via redes sociais do Museu Amazônico”, enfatizou.
Além do lançamento do selo, o Museu Amazônico realizou lives, no mês junho, para lembrar algumas histórias de bastidores das escavações do Projeto Amazônia Central, que compõem a maior parte do acervo arqueológico.
Museu Amazônico
É um órgão suplementar da Ufam, criado em 1987, implantado em 1989, e inaugurado em 1991. Tem função de auxiliar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Há seis divisões com funções bem definidas: Arqueologia, Documentação Histórica, Museologia, Paleontologia, Antropologia e Cultural. As cinco primeiras, são responsáveis pela guarda, organização e disponibilização das suas respectivas coleções para pesquisas; já a Divisão Cultural é encarregada de promover a integração do Museu Amazônico com a sociedade em geral, divulgando as ações promovidas pelo Museu e realizando atividades culturais dentro e fora do circuito acadêmico.
Redes Sociais