Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Selo em comemoração aos 30 anos do Museu Amazônico será lançado amanhã, 17
Início do conteúdo da página

Selo em comemoração aos 30 anos do Museu Amazônico será lançado amanhã, 17

Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 16h57 | Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 17h21 | Acessos: 841

Na manhã desta sexta-feira, 17 de setembro, às 10h, o Museu Amazônico, ligado a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), lança o selo comemorativo em homenagem aos seus 30 anos. A solenidade será online e pode ser acessada AQUI.

De acordo com o diretor geral, Dysson Teles Alves, o Museu Amazônico permite, por meio das suas coleções, o desenvolvimento de pesquisas voltadas para o processo de ocupação e a formação social do Amazonas, tanto no aspecto cultural quanto no econômico. “O Museu não é apenas um local de apresentação de exposições, mas sim um espaço de pesquisas e produção de trabalhos, sem deixar de lado a organização de exposições, palestras, visitas, enfim, uma série de atividades visando integrar o museu com a sociedade de um modo geral. O Museu Amazônico tem sob sua guarda diversas coleções etnográficas, uma vasta coleção iconográfica e documental e mais recentemente um acervo arqueológico com incontáveis peças e fragmentos deixados pelos nossos ancestrais. A programação de amanhã, dia 17 de agosto, se dará na Reitoria com a apresentação do selo do museu aos convidados e será transmitida via redes sociais do Museu Amazônico”, enfatizou.  

Além do lançamento do selo, o Museu Amazônico realizou lives, no mês junho, para lembrar algumas histórias de bastidores das escavações do Projeto Amazônia Central, que compõem a maior parte do acervo arqueológico. 

Museu Amazônico 

É um órgão suplementar da Ufam, criado em 1987, implantado em 1989, e inaugurado em 1991. Tem função de auxiliar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Há seis divisões com funções bem definidas: Arqueologia, Documentação Histórica, Museologia, Paleontologia, Antropologia e Cultural. As cinco primeiras, são responsáveis pela guarda, organização e disponibilização das suas respectivas coleções para pesquisas; já a Divisão Cultural é encarregada de promover a integração do Museu Amazônico com a sociedade em geral, divulgando as ações promovidas pelo Museu e realizando atividades culturais dentro e fora do circuito acadêmico. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página