Página inicial > Notícias Destaque > Ufam participa da Oficina de Fotografia e Mídias Digitais para jovens indígenas em Benjamin Constant

Publicado: Quarta, 08 de Setembro de 2021, 17h41 | Última atualização em Quarta, 08 de Setembro de 2021, 17h41 | Acessos: 703

Quarenta e cinco jovens das comunidades indígenas Filadélfia, Porto Cordeirinho e Bom Caminho, localizadas próximo a Benjamin Constant (AM), dia 6 de setembro, participaram da 1° Oficina de Fotografias e Mídias Digitais. A oficina ocorreu na Biblioteca Municipal Francisco Soares e teve como o objetivo capacitar os jovens indígenas para impulsionar as vendas de artesanatos no comércio digital. A ideia surgiu a partir da necessidade dos artesãos venderem seus produtos no contexto de pandemia.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Turismo de Benjamin Constant, em parceria com o curso de Bacharelado em Administração do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria  Municipal de Administração e Planejamento (Sempla), Setor de Tecnologia da Informação (TI), gerência da Biblioteca Municipal, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Benjamin Constant, Olivaldo Bruno Fotografias, Projeto Painter/Fapeam. De acordo com o docente do curso de Bacharelado em Administração do INC e palestrante, professor Antônio Vagner Olavo, a programação abrangeu palestra sobre Empreendedorismo Indígena e Digital e oficina de Fotografias e Mídias Digitais.

“Na palestra sobre o empreendedorismo indígena e digital foram trabalhadas as seguintes temáticas: conceitos e características comportamentais empreendedoras; empreendedorismo no contexto de covid 19; tendências e crescimento das redes sociais; e apresentação de dois casos de práticas empreendedoras indígenas voltadas para os artesanatos”, explicou.

O professor acrescentou ainda que foi importante ampliar o olhar para o empreendedorismo indígena e digital, como um meio de solução de problemas, inclusão de jovens e adultos no processo produtivo e desenvolvimento das comunidades, valorizando os costumes e as tradições. “O encontro apresentou aos jovens indígenas uma perspectiva que já existe no mercado. Estamos apenas apontando possíveis caminhos para empreender em meio a esta crise que estamos vivenciando”, enfatizou.

Além da palestra, houve também oficina de Fotografias e Mídias Digitais, ministrada pelo professor e fotógrafo Olivaldo Bruno Filho. Temas como conceitos e técnicas voltadas para a fotografias; apresentação das principais mídias sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp); e prática de fotografias e postagens nas redes sociais foram abordados. Na oportunidade, o Secretário Municipal de Turismo de Benjamin Constant, Marcelo Lopes da Costa, destacou a valorização dos conhecimentos e costumes dos povos originários. “Além de impulsionar as vendas pela internet, o evento é importante para valorização dos costumes e tradições da etnia Tikuna”, disse.

A professora da Ufam e coordenadora do Projeto Painter/Fapeam: Rede Logística para Atividade Turística na área de fronteira na Amazônia, professora Leonor Farias Abreu afirmou que o evento traz uma diversidade de saberes. “Essa oficina representa um passo importante tanto para as artesãs quanto para os jovens, especialmente por eles poderem colocar em prática, no negócio de suas famílias, o que gostam tanto gostam, que são as redes sociais. A presença da Universidade nessa atividade é uma forma de aproximação com as comunidades. Tanto para o Painter quanto para o curso de Administração do INC/Ufam é essencial porque colocamos em prática, com ações voltadas para a comunidade, os conceitos abordados em sala de aula”, finalizou.