Para o período de 2021/2022, 554 estudantes foram contemplados com bolsas do Posgrad
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam
Mais uma vez, a Ufam atinge o objetivo de implementar todas as cotas de bolsas do Programa de Apoio à Pós-graduação stricto sensu (Posgrad) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). São 554 bolsas repassadas a estudantes de mestrado e doutorado com perfil para recebê-las. Desde 2017, a Ufam não devolve nenhuma bolsa para a Fapeam graças à Política de Saldo Zero.
O resultado foi divulgado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) no dia 20 de agosto, quando foi feita a implementação de bolsas do segundo semestre de 2021. "Desde 2017, quando nós percebemos que havia 106 cotas de mestrado e doutorado sobrando na Ufam e havia aproximadamente 90 alunos precisando de bolsas, tivemos a ideia de levar à Câmara de Pesquisa e Pós-graduação a proposta da Política de Saldo Zero, fazendo um encontro de contas: programas que não tem alunos com perfil de bolsa emprestam as suas para aqueles com estudantes com o perfil", conta a pró-reitora da Propesp, professora Selma Baçal.
A Política de Saldo Zero foi aprovada e permite que todos os anos a Propesp atue na redistribuição de cotas de bolsas entre os programas de pós-graduação da Ufam, a fim de que os alunos sejam contemplados e haja o aproveitamento total das bolsas disponibilizadas pela Fapeam para a Universidade.
"A Política de Saldo Zero se aplica das bolsas de iniciação científica às bolsas de doutorado e pós-doutorado. Nossa expectativa é não desperdiçar recursos públicos e encontrar que precisam do apoio para fazerem suas atividades de pesquisa e também seus trabalhos de pós-graduação", explica a pró-reitora.
Em 2021, o Posgrad aprovou 554 bolsas para a Ufam, sendo 395 de mestrado e 159 de doutorado, somando um total de R$12.627.456,00 de recursos do Estado do Amazonas investidos na pós-graduação da Universidade.
registrado em:
Notícias Destaque
Redes Sociais