Página inicial > Notícias Destaque > Departamento de Serviço Social da Ufam publica e-book ‘Plano de Biossegurança do Departamento de Serviço Social’

Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 14h37 | Última atualização em Terça, 24 de Agosto de 2021, 17h32 | Acessos: 901

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O Departamento de Serviço Social do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/Ufam) realizou no último dia 16 de agosto, evento virtual de lançamento do livro ‘Plano de Biossegurança do Departamento de Serviço Social’. O lançamento contou com a participação do reitor da Ufam, Sylvio Puga, dos autores do livro, como também do presidente do Comitê de Enfrentamento à Pandemia da Ufam determinada pelo sarscov-2, professor da Faculdade de Medicina da Ufam,  Bernardino Cláudio de Albuquerque.

As professoras do Departamento de Serviço Social da Ufam Heloísa Helena Corrêa da Silva, Carolina Cassia Batista Santos, Josiara Reis Pereira, Lucilene de Melo, o professor Jeffeson William Pereira e a discente Clara Luiza da Silva Cabral são os autores do livro.

A crise sanitária que afetou o mundo transformou o cotidiano das pessoas e impactou inúmeras instituições públicas, privadas, entre outras, que tiveram que tomar medidas para minimizar a contaminação do seu público. A Ufam foi à primeira Instituição pública do Estado a paralisar suas atividades presenciais, e na sequência, sugeriu à comunidade a quarentena, com a orientação de cumprimento no dia a dia, o distanciamento social, e o isolamento social.

O Plano de Biossegurança do Departamento de Serviço Social do IFCHS foi pensado objetivando, primeiramente, a preservação das vidas, visando conciliar o retorno das atividades presenciais e remotas do Departamento, pautado na vigilância e monitoramento, corroborando com a prevenção à disseminação do novo coronavírus. A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades administrativas, de ensino, pesquisa, extensão, inovação, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do ser humano, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados.

"É importante destacar a construção participativa do documento, cujo conteúdo denota a preocupação com as condições de risco, considerando os diferentes momentos dentro da dinâmica da transmissão, seu nível de detalhamento técnico, suas proposições factíveis emanadas do conhecimento científico atual e a definição de responsabilidades para a sua execução. A excelência do documento, serve de modelo para as demais unidades, como instrumento norteador para execução das medidas de intervenção visando a minimização do impacto, dificultando ou mesmo evitando o contato efetivo entre o vírus e a população susceptível, sendo esta, até então, a única forma de interceptar a transmissão e consequente difusão da Covid-19", afirmou o professor Bernardino Cláudio de Albuquerque.