Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > IEAA outorga grau para 41 profissionais de diferentes áreas em Humaitá
Início do conteúdo da página

IEAA outorga grau para 41 profissionais de diferentes áreas em Humaitá

Publicado: Terça, 17 de Agosto de 2021, 18h36 | Última atualização em Terça, 17 de Agosto de 2021, 18h40 | Acessos: 916

O Instituto de Educação Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/Ufam), na tarde desta terça-feira, 17 de agosto, em cerimônia online, outorgou grau para 41 egressos dos cursos de Agronomia, Ciências: Biologia e Química,  Ciências: Matemática e Física, Engenharia Ambiental, Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Pedagogia. A solenidade foi presidida pela vice-reitora, professora Therezinha Fraxe. 

Além da vice-reitora, fizeram parte da mesa de honra a diretora do IEAA, professora Ana Claudia Fernandes Nogueira; o paraninfo do curso de Agronomia, professor Dalton Dias da Silva Junior; a paraninfa do curso de Ciências: Biologia e Química, professora Paula Regina Melo; a paraninfa do Curso Ciencias: Matematica e Fisica, professora Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira; o paraninfo do curso de Engenharia Ambiental, professor Marcelo Dayron Rodrigues Soares; a paraninfa e patronesse do curso de Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa, professora Elis Regina Fernandes Ales; a paraninfa do curso de Pedagogia, professora Francisca Barroso.

Durante a solenidade, a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, lembrou das dificuldades da caminhada e das possibilidades que se abrem com a formatura. “Desejo a cada um dos formandos muito sucesso. Vocês, que mesmo durante a pandemia, conseguiram finalizar a graduação foram resistentes. E essa resistência nos fará avançar no ensino, na educação e nas trocas de saberes. Quero parabenizar também os docentes e técnicos do IEAA. Os professores demonstraram emoção e carinho pelos egressos durante a passagem deles pela Universidade e a Ufam segue aberta para todos”, enfatizou.   

Cerimônia 

A licenciada em Engenharia Ambiental e oradora, Rayane Pereira Gomes, relembrou das diferentes trajetórias de vida de docentes e discentes que se encontram na Ufam. “A Ufam nos viu passar por momentos bons, de choro, de perdas, nascimentos, preocupações, distâncias, entre outros, e as disciplinas tornaram-se válvulas de escape para nossas vidas. Acredito que os dragões, hoje, nesse momento da trajetória, são pequenos e mínimos. Nós não podemos desistir dos nossos sonhos, por mais simples ou impossível que pareça, nós vamos conseguir. Nós conseguimos”, enfatizou.    

A diretora do IEAA, professora Ana Cláudia Fernandes Nogueira, iniciou sua fala prestando homenagem às 150 vítimas da pandemia em Humaitá e aos mais de 500 mil brasileiros e brasileiras mortos pela covid 19. “Desejo que cada um e cada uma que estão se formando aqui possam trazer para este mundo um pouco mais de luz, empatia e tolerância. Desejo que muito em breve a Universidade possa ter sua alma de volta e que seus alunos possam frequentar e viver a Ufam com toda a intensidade necessária. Agora, formados, continuem acreditando em uma universidade para todos. Não se esqueçam da Universidade e lutem, de onde vocês estiverem, por uma universidade pública, inclusiva, justa, democrática e presencial. É necessário lutarmos pelo fortalecimento dessa Instituição, sobretudo, no interior”, destacou.   

O professor Dalton Dias da Silva Júnior, paraninfo do curso de Agronomia, lembrou que a colação de grau é a ocasião de júbilo, dever cumprido, finalização de um ciclo e marco na vida profissional e pessoal dos formandos. “A nossa intenção, como docente, vai além do repasse de conhecimento teórico ou prático. Tentamos passar uma formação social em que a ajuda deve ser compartilhada entre vocês e com a sociedade. Devemos observar o ambiente social ao qual a agricultura está inserida e tentar contribuir com ele. Parece utopia, mas é o nosso dever como profissional da terra. Semeie a terra e trabalhe para que todos tenham acesso aos alimentos. Semeie a paz para que produzam esperanças. Semeie a ética para colher o reconhecimento. Semeie equidade para colher justiça. Semeie calma para colher serenidade. Semeie amor para colher o prazer de viver. Lutem por justiça social, um ensino público gratuito, equidade no campo e na cidade e pelos seus objetivos. Acreditem em vocês, na sociedade e na Ciência. Digam não ao negacionismo, ao racismo e ao preconceito”, destacou.     

Proferiram discursos também a professora Paula Regina Melo, paraninfa do curso de Ciências: Biologia e Química; a professora Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira, paraninfa do curso de Ciências: Matemática e Física; o professor Marcelo Dayron Rodrigues Soares, paraninfo do curso de Engenharia Ambiental; a professora Elis Regina Fernandes Ales, paraninfa do curso de Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa; a professora Francisca Barroso, paraninfa do curso de Pedagogia.

Para assistir os discursos na íntegra clique AQUI  

Confira a lista de formandos

FORMANDOS DO CURSO DE AGRONOMIA

  1. ALINE MENDES DE FREITAS
  2. JUZELE DOS SANTOS GOMES
  3. LUDMILLA COLARES RODRIGUES
  4. LUKAS EMILIO DE OLIVEIRA RAVANI
  5. TAYNARA MIRANDA SAATKAMP
  6. VALDESON VILACA

FORMANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA

  1. CAROLINA WAGNER
  2. FRANCILEL ARRUDA BEZERRA
  3. GUILHERME ABADIA DA SILVA
  4. JAKELINE COELHO DOS SANTOS
  5. RAKCELAINY MENDONCA BELEZA

FORMANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS: MATEMATICA E FISICA

  1.  RAUL SEIXAS MARQUES DE OLIVEIRA
  2. SHEILIANY DA SILVA DUARTE

FORMANDOS DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

  1. CLECIANE SOARES DA SILVA
  2. RAYANE PEREIRA GOMES

FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS: LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA

  1. AGOSTINHO FILHO DA SILVA 
  2. ALCICLEI DA GRACA CRUZ
  3. ANA BEATRIZ SANTOS BRAZ
  4. DAYVIENN ROSAS DOS SANTOS CHIXARO
  5. GABRIELA GOMES REIS
  6. IZABEL OLIVEIRA MARQUES
  7. JOEL LUIS ACO VALAMATOS MOCO
  8. LAIS DOS SANTOS BEZERRA
  9. LUCIMARA ROTHMANN
  10. MARIA DA CONCEICAO DE FIGUEIREDO
  11. SARA ALMIEIRA DA ROCHA
  12. TOME FERNANDES CAITANO
  13. VALERIA FRANCA DOS SANTOS

FORMANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

  1. ADRIELE DA COSTA TRINDADE
  2. CRISTYANE MORAES DA SILVA
  3. ELOIZA ALMEIDA
  4. ERILENE GUERREIRO DO NASCIMENTO
  5. GEAN CARLOS DINIZ DOS SANTOS
  6. GINO VIEIRA DOS SANTOS
  7. MIKAEL LEMOS DE SOUZA
  8. MILA CRISTIAN REIS DANTA
  9. NATALIA GOMES CASTRO
  10. NICHY LYSS BELARMINO PINHEIRO
  11. RAFAELA DO NASCIMENTO DOS SANTOS
  12. ROSIMERI BARRETO ACKERMANN
  13. SEBASTIAO JUNIOR CARRIL DA MOTA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página