IEAA outorga grau para 41 profissionais de diferentes áreas em Humaitá
O Instituto de Educação Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/Ufam), na tarde desta terça-feira, 17 de agosto, em cerimônia online, outorgou grau para 41 egressos dos cursos de Agronomia, Ciências: Biologia e Química, Ciências: Matemática e Física, Engenharia Ambiental, Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Pedagogia. A solenidade foi presidida pela vice-reitora, professora Therezinha Fraxe.
Além da vice-reitora, fizeram parte da mesa de honra a diretora do IEAA, professora Ana Claudia Fernandes Nogueira; o paraninfo do curso de Agronomia, professor Dalton Dias da Silva Junior; a paraninfa do curso de Ciências: Biologia e Química, professora Paula Regina Melo; a paraninfa do Curso Ciencias: Matematica e Fisica, professora Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira; o paraninfo do curso de Engenharia Ambiental, professor Marcelo Dayron Rodrigues Soares; a paraninfa e patronesse do curso de Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa, professora Elis Regina Fernandes Ales; a paraninfa do curso de Pedagogia, professora Francisca Barroso.
Durante a solenidade, a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, lembrou das dificuldades da caminhada e das possibilidades que se abrem com a formatura. “Desejo a cada um dos formandos muito sucesso. Vocês, que mesmo durante a pandemia, conseguiram finalizar a graduação foram resistentes. E essa resistência nos fará avançar no ensino, na educação e nas trocas de saberes. Quero parabenizar também os docentes e técnicos do IEAA. Os professores demonstraram emoção e carinho pelos egressos durante a passagem deles pela Universidade e a Ufam segue aberta para todos”, enfatizou.
Cerimônia
A licenciada em Engenharia Ambiental e oradora, Rayane Pereira Gomes, relembrou das diferentes trajetórias de vida de docentes e discentes que se encontram na Ufam. “A Ufam nos viu passar por momentos bons, de choro, de perdas, nascimentos, preocupações, distâncias, entre outros, e as disciplinas tornaram-se válvulas de escape para nossas vidas. Acredito que os dragões, hoje, nesse momento da trajetória, são pequenos e mínimos. Nós não podemos desistir dos nossos sonhos, por mais simples ou impossível que pareça, nós vamos conseguir. Nós conseguimos”, enfatizou.
A diretora do IEAA, professora Ana Cláudia Fernandes Nogueira, iniciou sua fala prestando homenagem às 150 vítimas da pandemia em Humaitá e aos mais de 500 mil brasileiros e brasileiras mortos pela covid 19. “Desejo que cada um e cada uma que estão se formando aqui possam trazer para este mundo um pouco mais de luz, empatia e tolerância. Desejo que muito em breve a Universidade possa ter sua alma de volta e que seus alunos possam frequentar e viver a Ufam com toda a intensidade necessária. Agora, formados, continuem acreditando em uma universidade para todos. Não se esqueçam da Universidade e lutem, de onde vocês estiverem, por uma universidade pública, inclusiva, justa, democrática e presencial. É necessário lutarmos pelo fortalecimento dessa Instituição, sobretudo, no interior”, destacou.
O professor Dalton Dias da Silva Júnior, paraninfo do curso de Agronomia, lembrou que a colação de grau é a ocasião de júbilo, dever cumprido, finalização de um ciclo e marco na vida profissional e pessoal dos formandos. “A nossa intenção, como docente, vai além do repasse de conhecimento teórico ou prático. Tentamos passar uma formação social em que a ajuda deve ser compartilhada entre vocês e com a sociedade. Devemos observar o ambiente social ao qual a agricultura está inserida e tentar contribuir com ele. Parece utopia, mas é o nosso dever como profissional da terra. Semeie a terra e trabalhe para que todos tenham acesso aos alimentos. Semeie a paz para que produzam esperanças. Semeie a ética para colher o reconhecimento. Semeie equidade para colher justiça. Semeie calma para colher serenidade. Semeie amor para colher o prazer de viver. Lutem por justiça social, um ensino público gratuito, equidade no campo e na cidade e pelos seus objetivos. Acreditem em vocês, na sociedade e na Ciência. Digam não ao negacionismo, ao racismo e ao preconceito”, destacou.
Proferiram discursos também a professora Paula Regina Melo, paraninfa do curso de Ciências: Biologia e Química; a professora Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira, paraninfa do curso de Ciências: Matemática e Física; o professor Marcelo Dayron Rodrigues Soares, paraninfo do curso de Engenharia Ambiental; a professora Elis Regina Fernandes Ales, paraninfa do curso de Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa; a professora Francisca Barroso, paraninfa do curso de Pedagogia.
Para assistir os discursos na íntegra clique AQUI
Confira a lista de formandos
FORMANDOS DO CURSO DE AGRONOMIA
- ALINE MENDES DE FREITAS
- JUZELE DOS SANTOS GOMES
- LUDMILLA COLARES RODRIGUES
- LUKAS EMILIO DE OLIVEIRA RAVANI
- TAYNARA MIRANDA SAATKAMP
- VALDESON VILACA
FORMANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA
- CAROLINA WAGNER
- FRANCILEL ARRUDA BEZERRA
- GUILHERME ABADIA DA SILVA
- JAKELINE COELHO DOS SANTOS
- RAKCELAINY MENDONCA BELEZA
FORMANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS: MATEMATICA E FISICA
- RAUL SEIXAS MARQUES DE OLIVEIRA
- SHEILIANY DA SILVA DUARTE
FORMANDOS DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
- CLECIANE SOARES DA SILVA
- RAYANE PEREIRA GOMES
FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS: LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA
- AGOSTINHO FILHO DA SILVA
- ALCICLEI DA GRACA CRUZ
- ANA BEATRIZ SANTOS BRAZ
- DAYVIENN ROSAS DOS SANTOS CHIXARO
- GABRIELA GOMES REIS
- IZABEL OLIVEIRA MARQUES
- JOEL LUIS ACO VALAMATOS MOCO
- LAIS DOS SANTOS BEZERRA
- LUCIMARA ROTHMANN
- MARIA DA CONCEICAO DE FIGUEIREDO
- SARA ALMIEIRA DA ROCHA
- TOME FERNANDES CAITANO
- VALERIA FRANCA DOS SANTOS
FORMANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA
- ADRIELE DA COSTA TRINDADE
- CRISTYANE MORAES DA SILVA
- ELOIZA ALMEIDA
- ERILENE GUERREIRO DO NASCIMENTO
- GEAN CARLOS DINIZ DOS SANTOS
- GINO VIEIRA DOS SANTOS
- MIKAEL LEMOS DE SOUZA
- MILA CRISTIAN REIS DANTA
- NATALIA GOMES CASTRO
- NICHY LYSS BELARMINO PINHEIRO
- RAFAELA DO NASCIMENTO DOS SANTOS
- ROSIMERI BARRETO ACKERMANN
- SEBASTIAO JUNIOR CARRIL DA MOTA
Redes Sociais