Página inicial > Notícias Destaque > Reitor confere grau a formandos do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas

Publicado: Terça, 17 de Agosto de 2021, 15h56 | Última atualização em Terça, 17 de Agosto de 2021, 15h56 | Acessos: 667

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, conferiu na manhã desta terça-feira, dia 17, a outorga de grau à distância aos formandos dos cursos de licenciatura em Matemática, Química, Física, bacharelado em Matemática Aplicada, Matemática e Geologia do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam/ICE), referente ao 1º semestre de 2021.

A sessão solene foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e pelo diretor do ICE, Túlio Gadelha. A composição da mesa de honra virtual contou com a participação do paraninfo do curso de licenciatura em Física, professor Haroldo de Almeida Guerreiro, o paraninfo e coordenador do curso de bacharelado em Geologia, professor Lucindo Antunes Fernandes Filho, o paraninfo dos cursos de Matemática, professor Francisco Eteval da Silva Feitosa e a paraninfa do curso de licenciatura em Química, professora Katiuscia dos Santos de Souza.

O reitor ressaltou que ainda vivemos um momento de pandemia e que a Ufam passou por um processo de adaptação para que os estudantes concluíssem os cursos. “Parabéns a todos e a todas nesta solenidade tão importante para vocês e suas famílias. Parabéns aos professores que possibilitaram a esses novos profissionais, com todas as dificuldades, chegarem até a esse ato final da graduação. Mas o esforço é também de vocês e de seus familiares que os incentivaram a entrar na universidade pública e concluírem seus cursos. É com muita honra que estamos aqui neste evento formal de conclusão. A ciência venceu e espero que vocês continuem propagando a ciência que tem dado respostas para a sociedade. Como disse a oradora representando as turmas, a agora egressa Brenda Ester Lima, vocês viveram intensamente a Universidade e a Universidade é um local de oportunidades direcionado para vocês com excelentes professores e uma estrutura das melhores, mas ainda sendo construída. Quando suspendemos as atividades na Instituição no ano passado tudo foi baseado na ciência, não foi um ato individual meu, mas de um coletivo de infectologistas que fundamentaram a determinação. Não fosse isso teríamos perdido mais membros da comunidade. Perdemos técnicos, professores e alunos para a doença. Quero prestar homenagem ao professor Nilomar Vieira que nos deixou precocemente. Era um docente dedicado ao trabalho. Homem discreto que se dedicou ao processo de ensino e deixou um legado. Peço um minuto de silêncio”, disse.

O diretor do ICE, professor Túlio Gadelha, destacou o apoio das famílias e que a cerimônia é um momento mais esperado por todos. “Quero cumprimentar ao reitor, aos professores, os egressos e, principalmente, as famílias que possibilitaram vocês de estarem aqui. É o momento mais esperado para todos. Nós professores ficamos felizes quando vocês concluem o curso. Parabéns professores”, afirmou.

A paraninfa oradora dos cursos, a professora Katiuscia dos Santos de Souza, parabenizou os egressos e ressaltou a importância da família no incentivo e investimento neles. “Tenho a honra de ter sido escolhida para ser a oradora das turmas nesta solenidade, mas quero parabenizar os pais pelo incentivo para que os filhos estudassem. Sem esse apoio não seria possível nem entrar na universidade pública e muito menos concluir um curso. A vitória da conclusão é também dos pais. Hoje é dia do futuro brilhar e caminhar para o sucesso em suas carreiras profissionais. Vocês nos orgulham muito. Parabéns aos professores”, disse a docente.

A oradora das turmas, a egressa Brenda Ester da Silva Lima, ressaltou a satisfação de viver um momento tão solene e o difícil caminho da graduação. “Quando fui escolhida para ser a oradora das turmas fiquei feliz e ao mesmo tempo preocupada. Não sabia o que iria escrever sobre nossa vida acadêmica. O caminho foi árduo e por muitas vezes dá vontade de largar tudo. Chegar neste momento é uma vitória e a certeza de ter escolhido a profissão que queríamos. Foram muitos problemas durante essa caminhada, a briga pra entrar no Integração, o temor de tirar dúvidas com os professores, a fila pra comer no RU, e muitas outras  situações que não é possível descrever agora. Agradeço aos professores e quero dizer que estaremos sempre defendendo a ciência”, disse a egressa.

Formandos

Formandos do curso de Licenciatura em Física