Página inicial > Notícias Destaque > Docentes do IComp fazem parte da nova diretoria e Conselho da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 16h42 | Última atualização em Terça, 17 de Agosto de 2021, 14h32 | Acessos: 764

A pró-reitora de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Amazonas (Protec/Ufam), professora Tanara Lauschner, e a docente Tayana Uchôa Conte, ligadas ao Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam), respectivamente, fazem parte da Diretoria e do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A posse ocorreu em julho, durante Assembleia Geral Ordinária dos Associados no XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021).

Na nova direção da SBC, a pró-reitora Tanara Lauschner ocupa o cargo de Planejamento e Programas Especiais, com mandato entre 2021 e 2023. De acordo com a docente, esta é a segunda vez que um docente da Ufam ocupa cargo na diretoria da SBC. “A primeira vez foi com o professor Altigran Soares da Silva e a expectativa é conseguir representar bem o Norte e também substituir um docente tão renomado quanto é o professor Altigran. A diretoria trabalha com o planejamento, propriamente dito, das metas e ações da SBC, algumas chancelas especiais como o Programa Meninas Digitais e também com o prêmio de inovação junto às demais diretorias da Sociedade”, explicou.

A pró-reitora falou ainda sobre a participação de mulheres nos cargos da SBC. “Tenho percebido que é cada vez maior a preocupação das entidades com a participação de mulheres em suas diretorias. Na Computação, particularmente, que é um área que, historicamente, tem predominância masculina, a SBC tem investido bastante para garantir que nos cargos da sua diretoria exista a participação de mulheres. Na eleição dos Conselhos da SBC foram cinco mulheres eleitas dentre os nove cargos disputados, sendo a mais votada a professora Tayana Uchôa Conte da Ufam. É muito importante que a gente tenha essa diversidade em cargos de decisões porque as vivências de cada um podem colaborar nas ações e no tipo de atividade que a diretoria passa a ter”, enfatizou.

Já para o Conselho da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a professora Tayana Uchôa Conte foi eleita para o quadriênio 2021-2025. Segundo a docente, a SBC é uma sociedade muito importante para toda a comunidade de Computação no Brasil. “É uma comunidade científica atuante, tanto em termos de pesquisa, quanto em termos de políticas e regulamentações de ensino, entre outros pontos. Muitos membros da SBC são pesquisadores de renome da área e todos contribuem de forma voluntária à Sociedade, devido a sua importância para todos nós. O Conselho é a representação ativa dos membros junto à diretoria eleita”, enfatiza.

Ela lembra ainda que a eleição foi aberta e contou com membros da SBC de todo o Brasil. “A eleição para o Conselho é um indicador direto de quem os membros confiam para representá-los.  Nesta eleição, tivemos 14 candidatos ao Conselho, porém só eu era do Norte. Foi uma grata surpresa ver que fui eleita e com o maior número de votos. Sou sócia da SBC há muito tempo e vejo, claramente, a importância dela para a nossa comunidade no Brasil. Porém, muitas vezes, nós não temos ideia da dimensão completa deste trabalho. Então, meu grande objetivo é contribuir para uma SBC ainda mais inclusiva e colaborativa”, finalizou.

Eleições

Com 56.30% de participação dos associados aptos a votar (categorias Fundador e Efetivos com associação vigente ou renovada até o dia 31/05/2021) a chapa única candidata foi eleita com 92.44% dos votos. Os votos foram registrados em um ambiente virtual e seguro entre os dias 14 e 28 de junho.

Membros

PRESIDENTE: Raimundo José de Araújo Macêdo (UFBA)

VICE-PRESIDENTE: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho (USP)

DIRETORIAS:

Administrativa: Renata de Matos Galante (UFRGS)

Finanças: Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE)

Eventos e Comissões especiais: Cristiano Maciel (UFMT)

Educação: Itana Maria de Souza Gimenes (UEM)

Publicações: José Viterbo Filho (UFF)

Planejamento e Programas Especiais: Tanara Lauschner (UFAM)

Secretarias Regionais: Marcelo Duduchi Feitosa (CEETEPS)

Divulgação e Marketing: Alírio Santos Sá (UFBA)

Competições Científicas: Carlos Eduardo Ferreira (USP)

Relações Profissionais: Jair Cavalcanti Leite (UFRN)

Cooperação com Sociedades Científicas: Wagner Meira (UFMG)

Articulação com Empresas: Michelle Wangham (UNIVALI)

DIRETORIA EXTRAORDINÁRIA:

Ensino de Computação na Educação Básica: Leila Ribeiro (UFRGS)

Já para o Conselho, foram eleitos como membros titulares os cinco candidatos mais votados, listados a seguir, com mandato de quatro anos para o quadriênio 2021-2025: Tayana Uchoa Conte (UFAM); Isabela Gasparini (UDESC); Avelino Francisco Zorzo (PUCRS); Alfredo Goldman (IME-USP); e Alba Cristina M. A. de Melo (UnB).

Os cinco candidatos seguintes foram eleitos como membros suplentes do Conselho, com mandato de dois anos para o biênio 2021-2023: Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS); Sergio Castelo Branco Soares (UFPE); Claudia Lage Rebello da Motta (UFRJ); Eliana Silva de Almeida (UFAL) e Francisco Dantas de Medeiros Neto (UERN).