Página inicial > Notícias Destaque > Reitor confere grau a formandos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Ufam

Publicado: Quinta, 12 de Agosto de 2021, 15h20 | Última atualização em Quinta, 12 de Agosto de 2021, 17h24 | Acessos: 1909

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, conferiu na manhã desta quinta-feira, dia 12, às 9h, e às 11h, a outorga de grau em período especial à distância aos formandos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam), turma professora ‘Ágida Maria Cavalcante dos Santos, às 9h (In memoriam), como também a turma professor Cláudio Gomes da Victoria, às 11h, referente ao 1º semestre de 2021.

As duas sessões solenes foram presididas pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e pela diretora da Faculdade de Educação, professora Silvia Cristina Conde Nogueira. A composição da primeira mesa de honra virtual contou com a participação do paraninfo do curso, professor Waldemir Rodrigues Costa Junior; a patronesse, professora Maria Conceição Monteiro Ferreira, e, a homenageada da turma, Ágida Maria Cavalcante dos Santos (In memoriam). Já a segunda mesa de honra virtual (às 11h) contou com a participação da paraninfa do curso, professora Maria de Jesus Campos de Souza Belém e a patronesse do curso, professora Marinês Viana de Souza.

O reitor destacou o papel da Universidade na formação de profissionais críticos que passam a transformar, por meio da intervenção educacional, a sociedade. Ele pediu um minuto de silêncio para homenagear a professora Ágida dos Santos. “Parabéns a todos e a todas neste dia tão especial e desejo que todos tenham uma jornada profissional excelente. Vocês tiveram grandes professores e professoras em suas trajetórias acadêmicas. Isso faz diferença na vida profissional, a marca Ufam vocês vão carregar para o mercado de trabalho. A Ufam continua com as mesmas dificuldades, mas continuamos formando profissionais críticos que irão transformar a sociedade por meio de suas ações em vários setores, principalmente, na educação. Quero que vocês levem o nome da Ufam como uma referência acadêmica de qualidade. Quero deixar minha homenagem à professora Ágida dos Santos que nos deixou. Ela teve uma trajetória exemplar na Faculdade de Educação. Que fique o seu legado”, afirmou.

“É um momento extremamente emocionante em razão de inúmeras perdas que tivemos. Parabéns a vocês por esse dia inesquecível e cheio de emoções. É uma trajetória árdua e que hoje chega ao seu final. Em um país que as autoridades não têm a educação como prioridade tudo é muito difícil. Vocês estão de parabéns pela luta em busca da formação superior. Foram tempos difíceis, mas continuamos com esperança de que tudo passe. Tenho certeza que vocês estão preparados para a vida profissional, chancelados pela universidade pública. Muitos se perderam no caminho, não puderam continuar como vocês até este dia. É importante que todos tomem a vacina e mantenham os cuidados farmacológicos para que possamos vencer a pandemia”, destacou a diretora da Faced, Silvia Cristina Nogueira.

A licenciada em Pedagogia, Antônia Carla Xavier Barbosa, ressaltou as dificuldades que tiveram na vida acadêmica e que o dia de hoje é muito especial. “Neste dia especial quero agradecer a todos os professores, aos nossos familiares que possibilitaram que a gente chegasse até este dia. Obrigado aos professores e as crianças que pudemos atender em nossos estágios. Ao longo do caminho tivemos muitos percalços, mas conseguimos vencer e agora temos novas lutas na carreira profissional. Em memória da professora Ágida, que tanto contribuiu em nossa formação, deixo o meu agradecimento. Em todo processo de educação é preciso resguardar os fatores humanísticos que permeiam o ensino para que, em tempos de crise, possamos nos unir e consigamos vencer as dificuldades. Em tempos difíceis deixem que o nosso exemplo sirva para muitos” disse a egressa de Pedagogia.

Formandos turma professora ‘Ágida Maria Cavalcante dos Santos’

1. ADRIANA SOUZA DOS SANTOS