Página inicial > Notícias Destaque > Reitor confere grau a formandos dos cursos de Artes Visuais e Música da Faculdade de Artes da Ufam

Publicado: Segunda, 09 de Agosto de 2021, 16h20 | Última atualização em Segunda, 09 de Agosto de 2021, 16h48 | Acessos: 772

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, conferiu na manhã desta segunda-feira, dia 9, a outorga de grau à distância aos formandos do curso de Artes Visuais e Música da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam), referente ao 1º semestre de 2021.

A sessão solene foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e pelo diretor da Faculdade de Artes, professor João Gustavo Kienen, e a composição da mesa de honra virtual contou com a participação da pró-reitora de Ensino de Graduação da Ufam, em exercício, Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira; a paraninfa do curso de Artes Visuais, professora Roberta Paredes Valin; o paraninfo do curso de Música, professor Marcio Lima de Aguiar; a patronesse do curso de Artes Visuais, professora Orlane Pereira Freires; a homenageada com o nome da turma de Artes Visuais, professora Priscila de Oliveira Pinto Maisel e a patronesse e homenageada com o nome da turma de Música, professora Vanessa Silva Monteiro Lameira (in memoriam).

O reitor ressaltou que ainda vivemos um momento de pandemia e que a Ufam teve que adaptar-se às novas condições e que concluir um curso na Universidade é um motivo de forte alegria. “Concluir um curso na Ufam é motivo de alegria para todos. Tivemos dificuldades em razão da pandemia que assola o mundo e tivemos que nos adaptar. Vocês irão carregar o diploma da Ufam que fará uma grande diferença em todos os setores de arte que vão atuar. A outorga de grau é um momento de forte alegria e de manifestações emotivas que predominou os discursos de docentes e discentes e que também nos emociona”, disse.

O diretor da Faartes, professor João Gustavo Kienen, parabenizou aos egressos e pediu o engajamento dos novos profissionais na transformação social. “Quero parabenizar os novos egressos pelo feito de chegar até aqui, mesmo com inúmeras dificuldades, e mesmo assim alcançar este momento tão esperado. Faço votos que os novos profissionais possam contribuir com a transformação da dignidade, de seus familiares, da comunidade, isso vai criar uma onda de transformação que é irreversível. Que essa formação também atribua o empoderamento da valorização da área de Artes, que tenho certeza que esses egressos são profissionais comprometidos e que vão causar um alto impacto social. Não posso deixar de homenagear a professora Vanessa Lameira que nos deixou, mas contribuiu imensamente com a formação”, afirmou o diretor.

A oradora dos cursos, a egressa Lorena Mendonça Rodrigues, destacou as dificuldades para se chegar até a conclusão do curso. “Passamos por grandes dificuldades até chegar este momento. Quero agradecer aos professores que nos deram muita força pra continuar. Nesses anos de graduação tivemos um caminho que não foi fácil, mas persistimos e chegamos aqui. Embora o caminho tenha sido difícil, vale lembrar que nos divertimos bastante, pudemos contar uns com os outros. Em algum momento pensamos em desistir, é difícil conciliar trabalho com a faculdade, o corpo e a mente cansam, mas continuamos. Às vezes quando apertava a saudade de casa, estudar em uma cidade que eu nem conhecia, dava vontade de largar tudo, mas permaneci firme. Que falta faz quem nos deixou. A professora Vanessa foi muito importante na minha formação e quero homenageá-la neste momento”, afirmou.

Ao final da cerimônia o diretor da Faartes, professor João Gustavo Kienen, fez uma homenagem à professora Vanessa Lameira com uma música recitada em piano.

Formanda do curso de Artes Visuais

1. Laís Fernanda Borges de Moraes