Presidente do CNPq profere aula inaugural da Pós-Graduação dia 23 de agosto
Dia 23 de agosto, às 9h (horário de Manaus), o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor Evaldo Vilela, profere aula inaugural da Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com a palestra “A ciência brasileira e as novas perspectivas para a Pós-Graduação”. O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/Ufam) e os interessados devem realizar as inscrições AQUI. A transmissão online ocorre na página do Facebook e no canal do Youtube da Propesp.
De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, essa é uma oportunidade para a comunidade acadêmica da Ufam, principalmente mestrandos e doutorandos, pensar sobre os rumos da Pós-Graduação brasileira. “Esse é um momento importante para valorizar e proteger o CNPq. A presença do professor Evaldo Vilela vem ao encontro do objetivo da Ufam de defender instituições chaves para a Ciência e a pós-graduação brasileira. O CNPq é uma dessas instituições com mais de 60 anos de existência. Convidamos e aguardamos a participação de todos”, enfatizou a pró-reitora.
Professor Evaldo Vilela
É formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, Vilela é mestre em Entomologia pela USP e doutor em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra.
Foi Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil e da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária. Foi membro da CTNBio/MCTI. Foi reitor da Universidade Federal de Viçosa - UFV (2000 a 2004) e diretor da Fundação Arthur Bernardes - Funarbe (1994 a 1999). Foi Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 - 2014) e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG (março a dezembro de 2014).
Assumiu a presidência da FAPEMIG em 2015, cargo que ocupava até o momento. Atua em Comitês de Assessoramento do CNPq, Capes e Finep. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi, também, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - Confap.
Redes Sociais