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SEI expande sua implantação nas Unidades Acadêmicas

Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2019, 16h34 | Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2019, 09h08 | Acessos: 1835

Por Sebastião de Oliveira 
Equipe Ascom/Ufam

Professores e técnicos-administrativos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM-Ufam) participaram, na manhã desta quarta-feira, 24, no auditório Doutor Zerbini, da reunião com a comissão de Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!). O encontro objetivou esclarecer os procedimentos de gestão de documentos de processos administrativos digitais.  

De acordo com a presidente da Comissão de Implantação do SEI da Ufam, Hebe do Carmo, essa reunião foi uma  demanda da direção da FM quanto ao entendimento do novo sistema. Orientar e tirar dúvidas foram itens principais no processo de esclarecimento. “Muitos dos servidores tinham dúvidas em relação ao acesso do SEI”, disse a presidente, que acredita que a reunião possibilitou aos servidores daquela Unidade compreender a sistemática de informações na implantação do SEI.

“'Como era o sistema? Como isso vai funcionar?', foram alguns questionamentos que motivam a cultura organizacional a se reordenar implicando em mudança de rotina de trabalho, o que minimiza impactos ao desconhecido. Com isso, a reunião na FM permitiu aproximar os servidores, desmitificando a compressão do Sistema”, completou Hebe do Carmo.

Segundo a diretora da Faculdade, professora Ione Brum, a reunião foi resultado de um convite à Comissão de Implantação do Sei na Universidade para trazer informações aos servidores da Unidade Acadêmica sobre o SEI. Ela afirmou haver necessidade para institucionalizar o Sistema em algum momento na Unidade, considerando que a postura da Comissão foi importante de atender ao chamado, no sentido de que o SEI foi instituído e que todos devem ter nova prática para aquisição de informações. “Sem dúvida, a participação dos servidores desta Unidade foi grande, permitindo com que eles pudessem tirar dúvidas, resultando na criação de multiplicadores, gerando bons frutos”, concluiu a diretora.  

SEI!

O SEI, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que aumentam a eficiência administrativa. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite que a gestão de documentos e de processos administrativos digitais seja transferida para um mesmo ambiente virtual.

Com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, o Sistema supera o paradigma do papel como suporte da informação e permite o compartilhamento do conhecimento em tempo real.

A implantação do SEI! atende ao disposto no Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015, que determina o uso do meio eletrônico para a realização de processo administrativo nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, e encontra-se em consonância com as diretrizes estratégicas ligadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufam (2016-2025). A execução compreende diversas etapas como: reuniões com os gestores das unidades, levantamento de dados cadastrais, cadastro no E-campus, realização do curso EAD (EVG)- SEI Usar, indicação dos multiplicadores e a realização da capacitação presencial sobre o SEI! Usar.

 

 

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