Página inicial > Notícias Destaque > Ufam terá 32 cursos avaliados pelo Enade 2021

Ufam terá 32 cursos avaliados pelo Enade 2021

Publicado: Quarta, 04 de Agosto de 2021, 11h01 | Última atualização em Sexta, 06 de Agosto de 2021, 16h54 | Acessos: 2663

Confira os cursos da Ufam que serão avaliados. As inscrições  vão até o dia 8 de agosto. Graduandos ingressantes e finalistas desta edição serão inscritos no Sistema Enade pelos coordenadores dos cursos avaliados

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Avaliação obrigatória para estudantes concluintes da graduação, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que havia sido adiado em virtude da pandemia de COVID-19, já tem nova data para a realização do exame: 14 de novembro de 2021.

Participantes do Enade 2021

De acordo com a Portaria MEC nº 494, de 8 de julho de 2020, devem realizar o Enade 2021 os alunos dos cursos avaliados nesta edição que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo, no caso de bacharelados e licenciaturas, e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2022.

Também devem realizar a prova os graduandos que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo, no caso de cursos superiores de Tecnologia, e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2022.

Os estudantes ingressantes habilitados, devidamente inscritos pelas IES, ficarão dispensados da participação no Enade 2021, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Inep, conforme o  Edital. (Item 5.7)

Cursos avaliados

O Ministério da Educação estima que cerca de 470 mil graduandos concluintes participem do exame. Entre as 17 licenciaturas avaliadas estão Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia e História. Entre os 17 bacharelados avaliados estão Música, Matemática, Pedagogia, Química, Letras - Português, Letras - Inglês e Letras - Português e Espanhol. Também serão avaliados 3 cursos superiores de Tecnologias. Confira todos os cursos avaliados no Edital Enade 2021.

Nesta edição do Enade, serão avaliados 32 cursos da Ufam , sendo 29 da Educação presencial e 3 da Educação a distância. Confira os cursos da Ufam que serão avaliados pelo Enade em 2021.

A  coordenadora da Comissão do Enade na Ufam, professora Odette Mestrinho Passos, afirma que promove reuniões periódicas com os coordenadores dos cursos que farão o Enade e que pretende realizá-las também com os alunos que se submeterão ao Exame em 2021. "Planejamos reuniões com os alunos para mostrar a todos eles a importância do Enade para os cursos. Em breve, divulgaremos o cronograma das reuniões com os alunos que farão o exame", declarou a coordenadora.

Inscrições

Até o dia 8 de agosto, os coordenadores dos cursos avaliados devem inscrever os estudantes que realizarão o exame no Sistema Enade.

Provas

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade 2021 será composto por uma prova com 40 perguntas. O conteúdo é dividido entre 10 questões de formação geral, com temas comuns a todos os cursos, e 30 questões de componente específico, com perguntas próprias de cada área. Os estudantes terão 4 horas para realizar a prova. Todos os participantes, dentre alunos e coordenadores devem utilizar a plataforma do ENADE para realizar as suas inscrições nos prazos dados pelo edital do ENADE. O login deverá ser feito pelo cadastro único do Governo (gov.br).