Página inicial > Notícias Destaque > Bloco de Artes recebe nome em homenagem ao professor Emérito Maestro Nivaldo Santiago

Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 18h29 | Última atualização em Quinta, 15 de Julho de 2021, 10h22 | Acessos: 768

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom  Ufam

A cerimônia de homenagem ocorreu na tarde desta quarta-feira, 14, no bloco de Artes, onde funciona a Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam). Na ocasião, o reitor, professor Sylvio Puga, descerrou a placa alusiva à nomeação do maestro ao espaço, com a presença do diretor da Faculdade, professor João Gustavo Kienen e da professora aposentada, Maria do Socorro Santiago, viúva do homenageado. A ex-diretora da Faartes, professora Rosemara Staub, autora da propositura que resultou na homenagem, também se fez presente na solenidade.

O maestro amazonense Nivaldo Santiago recebeu homenagem após seu falecimento em abril deste ano, aos 94 anos. A nova nomenclatura teve aprovação no Conselho de Administração (Consad/Ufam), no dia 9 do mês de julho.

Em pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, saudou as autoridades presentes e familiares, e lembrou que no ano de 2014, participou da cerimônia que outorgou o título de professor emérito ao homenageado, especialmente por sua trajetória na música da região Norte. “Foi no Teatro Amazonas, num evento à altura do que ele representa para nós. Ninguém quer a partida de alguém porque todos nós queremos as pessoas amigas que construíram a Universidade, mas existem desígnios que independem de nossa vontade. Quando da partida do maestro Nivaldo Santiago, imediatamente a professora Rosemara Staub  comunicou a ideia de levar ao Conselho Diretor da Faculdade a justa homenagem que ali, representou do coletivo chamado Faartes”, disse o reitor, mencionando a Resolução 017/2021 do Consad.

O reitor reconheceu a importância da produção do professor emérito Nivaldo Santiago para a e além da Ufam, em dois reconhecimentos públicos: o primeiro, a partir da concessão do titulo de professor emérito, o segundo, na nomenclatura ao prédio da Faartes. “O maestro que esteve voltado à produção artística e teve total reconhecimento público é um dos nomes que mais se destacaram, não limitado-se a já importante área da cultura, mas na missão de formar pessoas que, por sua vez, preservam e disseminam o seu legado”, completou Sylvio Puga.

O diretor da Faartes, professor João Gustavo Kienen, disse na ocasião que "muitos musicistas, antes de sonharem estar na Amazônia, já conhecem a nossa cultura musical graças a Nivaldo Santiago". "Foi ele quem também transformou o movimento coral no País e o seu significado. Se hoje cantamos música popular na musica coral foi por força de Nivaldo Santiago. Nada mais justa a homenagem, para um homem tão importante para a história de nossa Faculdade, para o Brasil e para a América Latina", completou KIenen.

A viúva do homenageado, professora aposentada Maria do Socorro Santiago disse que o maestro Nivaldo Santiago estava, de alguma maneira, participando da solenidade especialmente dedicada a ele. “O nome dele nesta construção e marca a sua caminhada, seu processo de trabalho e sua arte como conhecemos. Nivaldo também se dedicou ao ensino, nunca o abandonou, entendendo que isso era uma forma de promover conhecimento e acesso à cultura e uma formação de qualidade. Hoje, só tenho a agradecer a vocês por ter o nome dele associado a Ufam, não como símbolo de vaidade, mas de reconhecimento", completou a viúva, emocionada.

Biografia do homenageado

Nascido no Amazonas, Nivaldo Santiago deu contribuição inestimável às artes em nosso estado e nossa universidade, tendo sido o responsável pela transformação do Conservatório de Música Joaquim Franco em unidade acadêmica da então Universidade do Amazonas (UA), em 1968, um marco de extrema importância na história da atual Faculdade de Artes.

O compositor e regente também é reconhecido por seu papel no desenvolvimento do canto coral no país: em 1956, fundou o Coral João Gomes Jr., em atividade até hoje; criou o Coral Universitário do Amazonas, na década de 1970; além de orquestras e coros em São Paulo e no Pará.

Neste momento de dor, a direção da Faartes e toda a sua comunidade universitária rendem homenagens ao legado do maestro Nivaldo Santiago e desejam conforto à família e aos amigos deste grande artista.

Trajetória

Nivaldo de Oliveira Santiago nasceu no dia 14 de julho de 1929. Foi professor de música, compositor e regente. Graduou-se em piano pela Faculdade de Música Carlos Gomes, em São Paulo, estudou órgão em Bolonha, na Itália, onde teve a oportunidade de se apresentar com conjuntos vocais e instrumentais.

No Brasil, foi aluno de Angelo Camin, formador de uma geração de organistas, na cidade de São Paulo. Especializou-se em Musicologia, sob orientação do professor Macário Santiago Kastner, em Lisboa, Portugal, como bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian. Frequentou cursos de composição, regência coral e orquestral com João Gomes Jr., Emerich Csamer, Fritz Iöede e Michel Corboz, no Brasil e no exterior.

Na Ufam, Nivaldo Santiago dirigiu o Setor de Artes, hoje Centro de Artes (Caua). Juntamente com sua esposa, Profa. Dra. Maria do Socorro de Farias Santiago, também foi o responsável pela criação do curso de licenciatura em Educação Artística, em 1980. Em 2014, o Conselho Universitário concedeu ao maestro o título de professor emérito por sua trajetória na Música da região Norte.