Página inicial > Notícias Destaque > Nova direção do Instituto de Ciências Exatas da Ufam toma posse nesta quarta-feira, 14, às 10h, no canal da Ufam no Youtube

Publicado: Segunda, 12 de Julho de 2021, 16h35 | Última atualização em Segunda, 12 de Julho de 2021, 16h50 | Acessos: 751

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, juntamente com a vice-reitora da Ufam, professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, convidam a comunidade acadêmica da Ufam para a posse do novo diretor e vice-diretor do Instituto de Ciências Exatas da Ufam (ICE), quadriênio 2021-2025, professor Túlio Orleans Gadelha Costa (diretor) e o professor Wilhelm Alexander Cardoso Steinmetz, como vice-diretor.

A cerimônia ocorre nesta quarta-feira, dia 14, às 10, no canal da Ufam no Youtube.  A nova direção foi eleita no dia 26 de junho de 2021 (chapa única “Somos todos ICE”) com inúmeras propostas de melhorias da infraestrutura predial, fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão, e com um modelo de gestão baseado na ética, transparência e democracia, entre outras ações.

Nova diretoria

Professor Túlio Orleans Gadelha Costa possui graduação em Química pela Universidade Federal do Amazonas (1990), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (1996) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Docente do Departamento de Química da Universidade Federal do Amazonas (DQ/ICE/Ufam) desde 1991, ministrando, principalmente, as disciplinas na área de Química Orgânica e Ensino de Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica - Produtos Naturais, atuando principalmente no seguinte tema: Produtos Naturais de origem animal, secreções de anfíbios, hylidae e osteocephalus. Na área de ensino coordena vários projetos como Química na Praça, Show da Química e O dia do Laboratório. Coordena o PIBID-Química desde seu primeiro edital - 2009 - 2011, 2011-2014. Coordenador geral da Semana de Química por sete anos seguidos e vice-coordenador da I Semana de Ciências e Tecnologia do ICE/Ufam. Conselheiro titular do Conselho Municipal de Educação (2009/2011 e 2011/2013). Atualmente é Coordenador Institucional do PIBID/Ufam.

Professor Wilhelm Alexander Cardoso Steinmetz possui graduação e mestrado em Matemática - University of Oxford, Reino Unido (2004), mestrado em Matemática - Université Paris-sud 11, França (2005), doutorado em Matemática, especialização: Álgebra / Geometria algébrica, título da tese: Algèbres de dimension infinie et théorie de la descente - Université Paris-sud 11, França (2009) e especialização em Antropologia - Unyleya (2019). É professor adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Amazonas. Atuou como chefe do Departamento de Matemática (2018-2020) e atualmente é conselheiro do Conselho Universitário no biênio 2021-2022.