Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Vice-reitora Therezinha Fraxe toma posse comprometida em impulsionar o conhecimento científico no interior do Amazonas
Início do conteúdo da página

Vice-reitora Therezinha Fraxe toma posse comprometida em impulsionar o conhecimento científico no interior do Amazonas

Publicado: Quinta, 08 de Julho de 2021, 14h54 | Última atualização em Quinta, 08 de Julho de 2021, 17h08 | Acessos: 2352

Além da reitora eleita, tomaram posse também os pró-reitores, diretores e assessores de diretores de Órgãos Suplementares

Na noite de ontem, 7 de julho, a vice-reitora eleita Therezinha Fraxe e os pró-reitores, diretores e assessores de diretores de Órgãos Suplementares da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) tomaram posse  para o quadriênio 2021-2025. A cerimônia foi presidida pelo reitor Sylvio Puga, no Auditório Eulálio Chaves, apenas com os empossados e reconduzidos aos cargos e seguindo as recomendações das autoridades sanitárias. Os familiares e a comunidade acadêmica puderam acompanhar de forma virtual, ​por meio ​do Canal da Ufam, no Youtube. ​

Durante o discurso de posse, a vice-reitora Therezinha Fraxe, relembrou sua relação de 38 anos com a Ufam, as vivências no interior do Amazonas, sua conexão com o Meio Ambiente e assumiu o compromisso de fortalecer a rede de saberes entre os diferentes campus da Universidade. “Trabalharei de forma sistêmica em parceria com todas as Unidades Acadêmicas, que inclui Benjamin Constant, Humaitá, Coari, Parintins e Itacoatiara e as unidades no campus sede, para estabelecermos uma grande rede de conhecimento e saberes interligados, visando impulsionar a Ciência em todo o Amazonas. Somos uma única Universidade e lutaremos juntos, discentes, docentes e Técnicos-Administrativos, por uma Ufam mais inclusiva, equitativa e amazônica”, destacou.

Cerimônia

O reitor Sylvio Puga, em sua fala, falou dos desafios dos últimos quatro anos, sobretudo, durante a pandemia. Relembrou também os membros da comunidade acadêmica que tiveram suas vidas interrompidas por causa da pandemia. “No dia 13 de março de 2020, ao suspender as atividades presenciais na Ufam, tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida. A decisão interferiria na vida de 40 mil pessoas e só foi possível porque estávamos amparados pela Ciência. A Ufam tinha Comitê Interno de Enfrentamento do Surto Epidemiológico do Novo Coronavírus antes mesmo da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a pandemia e com a chegada do vírus ao estado, tomei a decisão de preservar vidas. Sabíamos das críticas, mas também sabíamos que era a decisão correta, pois tínhamos ao nosso lado cientistas. Tal decisão foi fundamental para nossa Instituição, que mesmo tendo perdas irreparáveis, conseguiu minimizar o número de vítimas de covid 19. Quero aqui, na pessoa do saudoso pró-reitor adjunto da Pró-reitoria de Ensino de Graduação, Luiz Simão Botelho Neves, homenagear, com todo respeito, a todos os membros da comunidade acadêmica que nos deixaram de forma repentina e tornaram-se lacunas para a Ufam”, disse emocionado.

O reitor destacou ainda que para os próximos quatro anos trabalhará para fortalecer o diálogo junto aos Conselhos Superiores e as parcerias com a sociedade. “A nossa vice-reitora será a voz do interior da Amazônia na gestão superior. Contaremos com ela para estreitar esses laços. Neste segundo mandato, seguiremos trabalhando para todos, colocando o projeto institucional da Ufam em primeiro lugar. Deixo também o meu agradecimento ao professor Jacob Cohen, vice-reitor da gestão anterior, pela parceria de trabalho nos últimos anos. Finalizo lembrando que a nova gestão não será fácil, mas estou energizado e pronto para recomeçar”, enfatizou. 

O deputado federal José Ricardo Wendling (PT), representando a bancada federal do Amazonas, falou do seu compromisso com a educação pública. “Eu me sinto parte da comunidade acadêmica, como egresso do curso de Economia, e estou muito feliz de participar desta solenidade. Os governos precisam ouvir mais as universidades já que são nelas que estão os estudos, projetos, ideias e soluções para problemas da sociedade. Entendo que o futuro e o desenvolvimento do Amazonas passa pelo conhecimento e precisamos insistir nisso. Para isso, como parlamentar, em 2022, a emenda de bancada será 100% para a Ufam, olhando tanto para a capital quanto para o interior do estado”, destacou.  

O assessor especial, professor Jacob Cohen, relembrou da sua experiência na vice-reitoria e lembrou das conquistas e dos desafios no último quadriênio. “Foi gratificante participar ativamente desta gestão, liderada pelo reitor Sylvio Puga, com autonomia, mostrando que era possível oferecer assistência à saúde da nossa comunidade. A Ufam continua em excelentes mãos”, finalizou.  

Confira a lista dos empossados AQUI     

Quadriênio 2021-2025

Reitor Sylvio Puga é reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Professor do Departamento de Economia e Análise (DEA) da Faculdade de Estudos Sociais (FES). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (1992). Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Pós-Doutor em Economia pelo IE/UNICAMP (2010). Economista do Ano (2018), concedido pelo Conselho Regional de Economia do Amazonas - 13a Região. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em História Econômica, Economia Regional e Urbana, Política e Planejamento Econômico atuando nos seguintes temas: Pólo Industrial de Manaus (PIM), Pan-Amazônia e Desenvolvimento Regional, e Economia Internacional , com foco na relação Brasil - República Popular da China.

A vice-reitora Therezinha Fraxe possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1987), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, coordenadora do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC/FCA/UFAM). Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA e bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora 2. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, sustentabilidade, campesinato, sistemas agroflorestais e várzea amazônica.

Confira mais fotos do evento AQUI

registrado em:
Fim do conteúdo da página