Página inicial > Notícias Destaque > Com o compromisso de avançar nos indicadores, Reitor Sylvio Puga é reconduzido ao cargo em Brasília

Publicado: Terça, 06 de Julho de 2021, 17h21 | Última atualização em Terça, 06 de Julho de 2021, 17h37 | Acessos: 1344

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam
Fotos: Luis Fortes/MEC

O reitor reeleito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, na tarde desta terça-feira, 6 de julho, tomou posse, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), para o quadriênio 2021-2025. A solenidade foi presidida pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o novo mandato tem início dia 2 de julho de 2021.

No discurso de posse, o reitor reconduzido ao cargo, professor Sylvio Puga, fez um retrospectiva da sua atuação frente à Ufam e falou dos desafios da nova gestão. “ Chegamos até aqui com o compromisso de ouvir a nossa comunidade acadêmica para que nós possamos pensar juntos, efetivamente, na nossa segunda gestão. Trabalharemos de forma ética e republicana para superar os desafios institucionais e  avançar nos indicadores da Ufam”, destacou.

O ministro Milton Ribeiro, durante o evento, destacou a competência da gestão anterior. "Ciente de sua competência, fiquei muito feliz com a escolha do presidente Jair Bolsonaro de conduzi-lo ao cargo. Reforço que o MEC está à disposição para ajudar como puder sua gestão e a Ufam", disse.

A vice-reitora eleita, professora Therezinha Fraxe, e os pró-reitores e diretores, assessores de diretores de Órgãos Suplementares tomarão posse amanhã, 7 de julho, às 19h, no Auditório Eulálio Chaves. Em Brasília, a vice-reitora eleita falou das suas expectativas para os próximos quatro anos. “A nossa gestão irá pontuar a construção de redes no Ensino, Pesquisa e Extensão, considerando os diferentes campus, de forma interligada, sistêmica e vendo a Amazônia como um todo”, enfatizou.

Também estiveram presentes na solenidade o Deputado Federal Silas Câmara, representando a bancada federal do Amazonas; o secretário de Educação Superior, Wagner Villas Boas; o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas.

Solenidade de posse na Ufam

A posse da vice-reitora eleita, professora Therezinha Fraxe, e dos Pró-Reitores e Diretores, Assessores de Diretores de Órgãos Suplementares ocorre amanhã, 7 de julho, às 19h, no Auditório Eulálio Chaves.​ Em razão das recomendações das autoridades sanitárias nacionais e mundiais para conter o avanço da pandemia de Covid-19, a solenidade ​presencial será restrita aos empossados e reconduzidos aos cargos de gestão. Os familiares poderão acompanhar a cerimônia, de forma virtual, ​por meio ​do Canal da Ufam, no Youtube. ​

Cada gestor deverá levar a própria caneta para registrar a assinatura no Termo de Posse. A ideia é evitar ao máximo o compartilhamento de itens e, com isso, reduzir o risco de contágio da Covid-19.

Reitor e Vice- Reitora

Sylvio Puga é reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Professor do Departamento de Economia e Análise (DEA) da Faculdade de Estudos Sociais (FES). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (1992). Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Pós-Doutor em Economia pelo IE/UNICAMP (2010). Economista do Ano (2018), concedido pelo Conselho Regional de Economia do Amazonas - 13a Região. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em História Econômica, Economia Regional e Urbana, Política e Planejamento Econômico atuando nos seguintes temas: Pólo Industrial de Manaus (PIM), Pan-Amazônia e Desenvolvimento Regional, e Economia Internacional , com foco na relação Brasil - República Popular da China.

Therezinha Fraxe possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1987), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, coordenadora do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC/FCA/UFAM). Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA e bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora 2. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, sustentabilidade, campesinato, sistemas agroflorestais e várzea amazônica.