Página inicial > Notícias Destaque > Pesquisadores da Feff colaboram para lançamento de guia nacional de atividade física

Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 16h49 | Última atualização em Sexta, 02 de Julho de 2021, 17h22 | Acessos: 1199

Por Sandra Siqueira

Equipe Ascom Ufam

É a primeira vez que um guia de atividade física é elaborado considerando as características específicas da população brasileira

Com a colaboração de quatro pesquisadores da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), o "Guia de Atividade Física para a População Brasileira" foi concebido com o objetivo de melhorar a saúde da população e prevenir doenças cada vez mais presentes na sociedade. Na quarta-feira, 7, a população poderá tirar dúvidas sobre o material em live a ser realizada das 14h30 às 16h (BSB), por meio do canal no Youtube da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS).

Roseane Gomes Autran, Inês Amanda Streit, Ewertton de Souza Bezerra e Victor José Machado de Oliveira são os representantes da região Norte no projeto de confecção do Guia. Ao todo, 75 pesquisadores da área compuseram oito diferentes grupos de trabalho, os quais deram origem aos oito capítulos nos quais o Guia está dividido.

"Nossa avaliação, sobre fazer parte de um trabalho tão relevante para a sociedade, é de que cumprimos com seriedade e rigor científico este trabalho, contemplando o objetivo que era construir um guia de recomendações para a nossa população. Estamos muito felizes com a repercussão e de ter deixado o nome da nossa Instituição num marco histórico para a promoção da atividade física em diferentes populações no Brasil", declara a professora Inês Amanda Streit.

A proposta para a elaboração do Guia partiu do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Pelotas em 2019. A partir daí foi constituído o comitê científico formado por profissionais das cinco regiões do País. A ideia, segundo os pesquisadores, sempre foi fazer um guia tendo em conta as características do Brasil. "Procuramos contemplar todos os contextos e regiões inserindo os exemplos", explica a professora Roseane Gomes Autran.

O processo de elaboração aconteceu de forma padronizada por todos os grupos de trabalho durante quase oito meses. Foram realizadas a revisão da literatura, sendo consultados guias de outros países, como Austrália, Canadá e Estados Unidos, e principais evidências científicas. Também foi realizada a consulta pública da população e de profissionais da saúde para o desenvolvimento de cada capítulo. "É um documento para a população, com linguagem clara e simples, de modo que todas as pessoas podem se identificar e aprender sobre como aumentar o nível de atividade física no seu cotidiano e no contexto que está inserido", conta o professor Victor de Oliveira.

O documento apresenta a atividade física como todo movimento realizado pelo corpo em diversos cenários, assim como em  todas as fases da vida - infância, adolescência, adultos e idosos. Também trata de gestantes, pessoas com deficiência e a educação física escolar. "Todo movimento é atividade física, por exemplo, no deslocamento - caminhar para ir a padaria, caminhar para ir ao trabalho...   ou seja, fazer atividade física no tempo e local que for possível, é melhor que não fazer nada", expõe a professora Inês.

O Guia, de forma inédita, está disponível em audiobook e braille, o que garante o acesso às pessoas com deficiência, além da edição em espanhol e inglês, facilitando o acesso à comunidade de estrangeiros e refugiados que residem no Brasil e usam o Sistema Único de Saúde, além de permitir que outros países se inspirem na experiência brasileira.

Além do Guia para a População Brasileira, também foi elaborado um guia com recomendações para gestores e profissionais da saúde que terá a versãimpressa e será disponibilizado para a Atenção Básica à Saúde, para ser utilizado pelos profissionais.