Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Professor Carlos Victor Lamarão toma posse como diretor da FCA
Início do conteúdo da página

Professor Carlos Victor Lamarão toma posse como diretor da FCA

Publicado: Quinta, 01 de Julho de 2021, 11h46 | Última atualização em Sexta, 02 de Julho de 2021, 09h17 | Acessos: 1844

Na mesma solenidade virtual,  a professora Maria Angélica Corrêa tomou posse como nova vice-diretora da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam)

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam) tem nova diretoria a partir desta quinta-feira, 1. Em solenidade por videoconferência presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, tomaram posse para o quadriênio 2021- 2025 o professor Carlos Lamarão, como novo diretor e a professora Maria Angélica Corrêa, no cargo de vice-diretora. Confira a solenidade completa no perfil da Ufam no You Tube.

Além do reitor e dos integrantes da nova diretoria, a mesa de honra virtual contou ainda com a participação do ex-diretor da FCA, professor Marco Antônio de Freitas Mendonça, que desejou êxito à nova diretoria.

FCA – unidade acadêmica estratégica

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, ao cumprimentar os integrantes da nova diretoria da FCA e os membros da ex-diretoria, ressaltou que a Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam é estratégica para o Estado do Amazonas. “A FCA faz parte da minha vida desde minha infância. Meu pai é professor aposentado da FCA. Trabalhei ao lado do Marco Antônio nesses quatro anos, seja nos conselhos universitários, nos projetos da Universidade, sempre somando com a instituição. A FCA é uma unidade acadêmica estratégica para o Amazonas, pois trabalha com o uso sustentável dos recursos naturais de nossa biodiversidade amazônica. A FCA tem um corpo docente bastante qualificado e cabe a vocês, membros da nova diretoria, coordenar os colegas, os projetos e as demandas externas e internas. Tenho certeza de que terão a sensibilidade necessária para dar continuidade ao trabalho do professor Marco Antônio Mendonça. Quero ressaltar também que, a partir da próxima segunda-feira, terei ao meu lado a vice-reitora, professora Terezinha Fraxe, que é do corpo docente da FCA. Para mim, é motivo de muita alegria estar aqui nesse momento de posse, pois tanto vocês quanto eu se colocam à disposição para promover os avanços da nossa universidade”, discursou o reitor.

Inovação tecnológica

Em seu primeiro discurso como diretor empossado, o professor Carlos Lamarão, que é docente da FCA há 12 anos, tempo em que teve a oportunidade de ser chefe de Departamento de Engenharia Agrícola e Solos, coordenador do curso de Engenharia de Alimentos, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, coordenador de área do PIBIC da FCA e coordenador institucional do Pibid, destacou que tem como prioridade promover uma gestão com mais inovação tecnológica na FCA além de realizar uma administração marcada pelo acolhimento. “A prioridade de nossa gestão será gerir a FCA com mais inovação tecnológica, buscando recursos na iniciativa privada e nos setores governamentais para que possam ser investidos na nossa Faculdade na forma de mais espaço, novos laboratórios e equipamentos para os novos laboratórios. Temos muitas demandas por mais espaço. Temos professores muito produtivos que não possuem laboratórios para trabalhar. Então, precisamos, além de reorganizar os espaços que já temos, de novos espaços para que a FCA possa crescer e disponibilizar tais espaços para que todos os professores e técnicos que ainda não têm esse local de trabalho possam exercer suas funções. Também temos como prioridade fazer uma gestão acolhedora para professores, técnicos e alunos. Desejo muito reforçar, nesse momento de posse, que nossa gestão será para todos. O trabalho é coletivo e os resultados também sempre serão, pois desejamos que todos realizem suas atividades com felicidade”, afirmou o novo diretor.

Valorização e bem-estar coletivo

Economista com mestrado e doutorado em Ciências Pesqueiras nos Trópicos pela Ufam, a nova vice-diretora, professora Maria Angélica Corrêa, ressaltou ser uma honra gerir a FCA ao lado do professor Carlos Victor Lamarão no próximo quadriênio. “Tenho a honra de estar ao lado do professor Carlos Victor Lamarão para superar os desafios no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação tecnológica pelos próximos quatro anos. Pretendemos trabalhar bastante em nossa gestão a valorização e o bem-estar coletivo diante dos desafios impostos pelo momento presente, marcado pela pandemia de Covid-19. Nossa proposta, desde o início, foi de servir a todos, indistintamente, com ética, imparcialidade, impessoalidade, equilíbrio e retidão. Construímos uma proposta de trabalho pensando com muito carinho em todos, mas com os pés no chão, acreditando no enorme potencial humano e científico da nossa Faculdade. Esperamos atender da melhor forma possível as expectativas e a confiança recebida”, declarou a nova coordenadora acadêmica.

Currículos dos gestores

Confira o currículo dos novos gestores da FCA:

Diretor - professor Carlos Victor Lamarão Pereira

Possui graduação em Engenharia de Alimentos (2005) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2009) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tornou-se doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas em 2015. Atualmente é professor Adjunto IV na Universidade Federal do Amazonas atuando nos cursos de Agronomia, Biotecnologia e Engenharia de Alimentos. Trabalha como Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Animais e Recursos Pesqueiros da Faculdade de Ciências Agrárias. Na FCA, já atuou na coordenação do curso de Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Ciências Agrárias - EAD e também como chefe do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos.

Vice-diretora - professora Maria Angélica de Almeida Corrêa

A professora Maria Angélica de Almeida Corrêa é economista, com mestrado e doutorado em Ciências Pesqueiras nos Trópicos pela Ufam, onde atua como docente do curso de Engenharia de Pesca desde outubro de 2009. Atualmente, é chefe do Departamento de Ciências Pesqueiras (desde 2019), e contribuiu como coordenadora de curso e também de Estágio Supervisionado em anos anteriores. A professora também coordena o Laboratório de Economia e Administração Pesqueira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página