Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Instituto de Computação da Ufam (IComp) tem novos dirigentes
Início do conteúdo da página

Instituto de Computação da Ufam (IComp) tem novos dirigentes

Publicado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 16h16 | Última atualização em Quarta, 30 de Junho de 2021, 17h28 | Acessos: 1439

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

Tomou posse nesta quarta-feira, 30, a nova diretoria eleita do Instituto de Computação (IComp) da Universidade Federal do Amazonas para o quadriênio 2021-2025. A cerimônia ocorreu às 10h, com transmissão on-line pelo canal do Youtube da Ufam.

O reitor Sylvio Puga deu posse nesta quarta-feira, 30, à nova direção eleita do IComp que tem como novo diretor o professor José Luiz de Souza Pio, como Coordenador Acadêmico, o professor Leandro Silva Galvão, e o técnico em Assuntos Educacionais, Frank Gomes Azevedo, como Coordenador Administrativo.

O reitor presidiu a solenidade de posse e a composição da mesa virtual teve a participação do vice-reitor da Ufam, Jacob Moysés Cohen, da ex-diretora do IComp, Tanara Lauschner, do diretor eleito, professor José Luiz de Souza Pio, professor Leandro Silva Galvão e do Técnico em Assuntos Educacionais, Frank Azevedo. 

A nova direção quer dar continuidade ao trabalho que a administração anterior realizou, mas também apresentou novas frentes como desafios coletivos da comunidade do Instituto. O diretor José Luiz de Souza Pio destacou a honra de ter sido escolhido pela comunidade e novos desafios. “Devo reconhecer a imensa honra de ter sido escolhido como diretor pela comunidade. Vivemos um novo momento que afetou a todos e alterou o nosso cotidiano acadêmico. Nossos desafios são enormes, mas a luta continua para mantermos a qualidade do ensino”, afirmou.

O coordenador acadêmico, professor Leandro Silva Galvão, afirmou que espera contribuir com a comunidade do IComp nos próximos anos. “Espero contribuir com toda a comunidade do Instituto ocupando o cargo de coordenador acadêmico. Estou orgulhoso de fazer parte do trabalho que vamos desempenhar. Temos alguns desafios e vamos nos dedicar nesses quatro anos, juntamente com todos os servidores, melhorar cada vez mais o IComp”, disse o coordenador.

“Ao longo desses quatro anos, eu só posso agradecer a colaboração dos docentes, técnicos, discentes e o apoio da administração superior. Todas as conquistas do Instituto foram coletivas e são também da Ufam. Por fim, devo lembrar do desafio que foi passar parte dessa gestão em meio a pandemia e mesmo assim continuamos realizando trabalhos com toda a excelência possível”, afirmou a ex-diretora do IComp, Tanara Lauschner.  

O coordenador administrativo, Frank Azevedo, ressaltou que espera continuar contribuindo. “É um prazer contribuir com o Instituto. Espero continuar o trabalho com muito empenho”, ressaltou o coordenador administrativo.

O reitor da Ufam, Sylvio Puga, destacou o trabalho de docentes, técnicos e a participação dos discentes na busca pela qualidade.  “Percebi que os discursos nesta solenidade mostram que o desejo de toda a comunidade é a busca pela qualidade do ensino. Vocês pensaram em construir uma unidade acadêmica que fosse reconhecida pela qualidade. Hoje o IComp é uma referência em toda a região Norte e contribui para elevar o nome da Ufam. Tudo isso foi pensado lá atrás, com organização, trabalho, para oferecer o ensino de qualidade para sociedade. A direção do IComp pode contar com a contribuição da administração superior”, disse o reitor.   

    

Nova diretoria

Professor José Luiz de Souza Pio é Engenheiro Civil formado pela Faculdade de Tecnologia da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (1987), mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (1995) e doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Em 1991, foi admitido por meio de concurso público como Professor Auxiliar I, sendo lotado no Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da então Universidade do Amazonas (UA), para ministrar as disciplinas de Introdução à Ciência dos Computadores (ICC) e Cálculo Numérico. Atuou como professor desde o início no processo de interiorização da UA ministrando as disciplinas ICC e Cálculo Numérico para os cursos de Matemática e Física no Campus de Parintins (1993), Manacapuru e Benjamim Constant (2000). A partir de 1998 se empenhou junto com os colegas do DCC na regulamentação da Lei de Informática no Amazonas, participou ativamente da coordenação das atividades do projeto Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM) com a UA, na implantação do primeiro núcleo de educação à distância e telessaúde, no projeto do laboratório de geoprocessamento e na criação do primeiro curso de especialização nessa mesma área. Já exerceu a chefia do Departamento de Ciência da Computação, a coordenação dos cursos de Bacharelado em Processamento de Dados e de Ciência da Computação. A partir de junho de 2007, por solicitação do Governo do Estado do Amazonas, foi designado pelo Ministério da Educação para assumir junto à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) o cargo de pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, oportunidade na qual foi o responsável pela formulação, coordenação e cumprimento da política institucional da UEA no ensino de pós-graduação e na pesquisa. Coordenador (2016-2017) e vice-coordenador (2017-2018) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Membro do Conselho Universitário (1997-2000 e 2010-2014), membro do Conselho de Ensino e Pesquisa (1997-2000) e atualmente, desde 2016, atua como membro do Comitê de Ética na Pesquisa com Seres Humanos da Ufam. Atualmente é professor vinculado ao Instituto de Computação (IComp) e aos programas de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Dedica-se ao ensino de metodologia científica, modelagem e simulação de sistemas a eventos discretos, computação gráfica, visão computacional e robótica móvel inteligente. Atua ainda como o vice-presidente do comitê de avaliação dos projetos de Iniciação Científica (PIBIC) da área de ciências exatas e como membro do comitê para avaliação dos projetos de engenharia. 

Professor Leandro Silva Galvão de Carvalho é engenheiro eletrônico graduado pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2000), mestre e doutor em Informática pela Ufam (2004 e 2011). Em 1998, ingressou na Força Aérea brasileira como aspirante a oficial, tendo sido transferido em 2001 para trabalhar no Serviço Regional de Proteção ao Voo – Amazonas no (SRPV-AM), atual CINDACTA IV – 4º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo. De 2001 a 2006, atuou como chefe da Seção Técnica do Destacamento de Proteção ao Voo Eduardo Gomes e como chefe da Seção de Telefonia do CINDACTA IV. Em 2006, foi admitido, por meio de concurso público, como professor auxiliar I, sendo lotado no Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Instituto de Ciências Exatas (ICE), atual Instituto de Computação (IComp). No DCC/IComp, atuou como coordenador dos laboratórios de graduação (2007 a 2011), coordenador do curso de Bacharelado em Ciência da Computação (2011 a 2016) e atualmente exerce a função de Coordenador Acadêmico (2017 a 2021). Na comunidade de Computação, atuou como coordenador do WEI – Workshop em Educação em Computação (2014 a 2016) e coordenador da Trilha 3 do 1º EduComp – Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (2021).

Técnico em Assuntos Educacionais Frank Gomes Azevedo é advogado graduado pela Ufam (2019). Ingressou na Ufam, mais especificamente no IComp, em fevereiro de 2014, trabalhando primeiramente com a Pós-Graduação e posteriormente com a Graduação. Desde abril de 2019 atua como coordenador administrativo do IComp. Entusiasta da computação é graduando em Ciência da Computação desde 2020.

registrado em:
Fim do conteúdo da página