Página inicial > Notícias Destaque > Programa de Atividades Motoras para Deficientes está com inscrições abertas até o dia 15 de julho

Publicado: Terça, 29 de Junho de 2021, 12h35 | Última atualização em Terça, 29 de Junho de 2021, 12h38 | Acessos: 1358

Todas as atividades desenvolvidas serão realizadas de maneira remota. Interessados podem fazer a inscrição na bio do Instagram @proamde

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

O Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde) está com inscrições abertas até o próximo dia 15 de julho de 2021. Interessados podem fazer a inscrição através do link  Inscrição Proamde.

O Proamde atende deficientes a partir dos dois anos de idade. A coordenadora do programa de extensão da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (FEFF /Ufam), professora Minerva Amorim, destaca que, nesta edição, todas as atividades desenvolvidas pelo Programa de Extensão, serão realizadas na modalidade remota. “Durante a pandemia, nunca deixamos de atender nossos alunos, pois consideramos muito importante a prática da atividade física, principalmente para os mais idosos. Atendemos a públicos de diversas faixas etárias, de 2 a 80 anos com algum tipo de deficiência e mantivemos as atividades remotamente. Utilizamos como ferramenta o envio de vídeos pelo canal do Proamde no You Tube, pelo Instagram, WhatsApp e promovemos reuniões no Google Meet para enviar tutoriais produzidos pelos alunos da FEFF”, afirma a professora Minerva Amorim.

Histórico do Proamde

O PROAMDE, programa de Atividades Motoras para Deficientes, é um programa de extensão institucionalizado da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF - da Universidade Federal do Amazonas/UFAM, idealizado e fundado pela professora doutora Káthya Augusta Thomé Lopes.

O PROAMDE nasceu a partir do resultado de um Encontro denominado “Desporto e Deficiência”, organizado pela Secretaria de Desporto da Presidência da República – SEDES/PR, em fevereiro de 1991, em Campinas – SP.

A partir do encontro, foi elaborado o projeto DESDEF – desporto para deficientes, que contou com a parceria da Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA). Em 1999, o DESDEF foi reformulado e teve o nome alterado para PROAMDE. Atualmente, o PROAMDE é desenvolvido em dois pólos:

1) PÓLO HUGV - parceria com o PAPS - atuação interdisciplinar (neurocirurgião, ortopedista, urologista, assistente social, profissionais de educação física, psicólogo, nutricionista, pedagogo e fisioterapeuta) com pacientes com sequelas de lesão medular visando diminuir o tempo entre a aquisição da deficiência e o conhecimento sobre as características inerentes a sua nova condição, para o alcance de uma vida o mais independente e produtiva possível. Esta atuação é subdividida duas etapas:

1ª Etapa – atuação no leito, durante o período de internação hospitalar, atuação da equipe com o paciente e a família;

2ª Etapa – direcionada às pessoas que foram atendidas na 1ª Etapa, ou encaminhadas por outros, é realizado um atendimento ambulatorial interdisciplinar, para o qual é disponibilizado um ônibus adaptado do PROAMDE para o translado casa/HUGV/casa. Visa favorecer a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre o manejo em cadeira de rodas, transferências (ex: cama–cadeira; cadeira-chão e vice versa) para melhor mobilidade em casa e na comunidade, condicionamento físico; aprendizagem do auto-cuidado – higiene pessoal, entre outros.

2) PÓLO FEFF - são realizadas atividades de Educação Física e Esportes para 09 turmas divididas por idade e/ou deficiência, abrangendo crianças, adolescentes e adultos com diversos tipos de deficiência. São divididas em:

1.Atividades de Educação Física.

a.Atividades no Ginásio ou área verde

b.Atividades aquáticas - Método Halliwick e Natação

2.Atividades Esportivas - Basquete sobre Rodas, Bocha Adaptada, Arco e Flecha, Atletismo e Natação.

O importante para o PROAMDE é o que a pessoa com deficiência pode realizar, por isso o Programa proporciona o desenvolvimento de potencialidades e ressalta que a participação da família é imprescindível no processo de aprendizagem.