Página inicial > Notícias Destaque > Diretora da Fapeam é nomeada para Conselho Superior da Capes

Diretora da Fapeam é nomeada para Conselho Superior da Capes

Publicado: Terça, 22 de Junho de 2021, 13h56 | Última atualização em Terça, 22 de Junho de 2021, 15h06 | Acessos: 1155

Por Carla Santos
Equipe Ascom Ufam, com informações do MEC e Fapeam

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia 21 de junho, a Portaria nº 413 com a indicação do nome da diretora da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam) e ex-reitora da Ufam, Márcia Perales. Ela passa a integrar junto com outros pesquisadores, o Conselho que assessora o órgão na avaliação de cursos de pós-graduações do País (mestrado, doutorado e pós-doutorado).

O mandato de três anos para o Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) inicia a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU), que se deu em 18 de junho.

"A nomeação do meu nome para o Conselho Superior da Capes tem uma importância muito grande, eu me sinto muito honrada, feliz com a nomeação. O Conselho trata, discute, debate, delibera sobre questões estratégicas para o desenvolvimento do nosso País. E é claro que ter uma pessoa da Região Norte do País tem uma importância muito grande; nós temos aqui capacidade técnica, científica instalada e nós queremos também que esses pesquisadores tenham voz no conselho deliberativo da Capes, e isso será feito", declarou a professora Márcia Perales.

O Conselho Superior da Capes é um órgão colegiado deliberativo, que tem dentre suas competências: apreciar a proposta do Plano Nacional de Pós-Graduação; subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Educação; avaliar critérios, prioridades e procedimentos para a concessão de bolsas de estudo e auxílios; e aprovar a programação anual da Capes.

Sobre a conselheira

Márcia Perales Mendes Silva é amazonense, mestra e doutora em Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutora em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília. Foi Reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), de 2009 a 2017, sendo a única mulher a ocupar esta posição. É professora titular da Ufam, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Contemporâneas sobre Processos de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (Getra), membro da Academia Amazonense de Letras – desde 2013, e atualmente, diretora-presidente da Fapeam.