Página inicial > Notícias Destaque > Projeto PROTECTCoV-19 procura voluntárias grávidas e puérperas para participar de pesquisa

Publicado: Quarta, 09 de Junho de 2021, 15h17 | Última atualização em Quarta, 09 de Junho de 2021, 15h17 | Acessos: 1364

O Projeto PROTECTCoV-19, ligado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e ao ILMD/Fiocruz Amazônia, convida grávidas, a partir da 28º semana de gestação, e puérpera, com idade maior ou igual a 18 anos, para participar de pesquisa sobre o papel dos anticorpos do leite materno na proteção contra covid 19. O objetivo é estudar a importância dos anticorpos anti-SARS-CoV-2, presentes no leite materno, na proteção do bebê contra covid 19.

As interessadas devem preencher o formulário online AQUI.

De acordo com uma das coordenadoras do Projeto DETECTCoV-19 e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), docente Jaila Borges, as pesquisas voltadas às grávidas e puérperas são de grande relevância sobretudo agora na pandemia, pois urge que medidas e políticas públicas sejam tomadas para frear o avanço da mortalidade neste grupo. “Em 43 semanas de pandemia, em 2020, a média semanal de óbitos no grupo de grávidas e puérperas foi de 10,5. E esse número passou do dobro em 2021, onde a média por semana chegou a 25,8, em apenas 14 semanas epidemiológicas (até o início de abril). Esses dados são muito preocupantes. O início da vacinação de grávidas e puérperas é um grande avanço na luta contra covid 19 neste grupo. Já há estudos demonstrando que em grávidas e puérperas vacinadas são detectados anticorpos contra SARS-CoV-2 no leite materno, o que provavelmente beneficiará o bebê que é amamentado e estas questões serão investigadas em nosso projeto de pesquisa (PROTECTCoV-19)”, explicou a pesquisadora.

Depois de preencher o formulário, a participante receberá visita domiciliar para conhecer todas as etapas da pesquisa. A inclusão na pesquisa está vinculada à assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).