Página inicial > Notícias Destaque > CCA inicia Semana do Meio Ambiente discutindo os impactos da pandemia no Brasil

CCA inicia Semana do Meio Ambiente discutindo os impactos da pandemia no Brasil

Publicado: Segunda, 07 de Junho de 2021, 18h15 | Última atualização em Segunda, 07 de Junho de 2021, 18h31 | Acessos: 614
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

"Meio ambiente e sustentabilidade no contexto amazônico em tempos de pandemia: potencialidades, limites e desafios" é o tema a ser abordado durante a Semana do Meio Ambiente do Centro de Ciências do Ambiente (CCA). A cerimônia de abertura realizada na noite de sexta-feira, 04, e transmitida online por meio do canal do CCA no Youtube apresentou os impactos da pandemia no Brasil.

Presidindo a solenidade de abertura, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou a importância do CCA para a Universidade como braço estratégico da Instituição quanto ao meio ambiente. O gestor ressaltou também que em sua segunda gestão, a temática ambiental ocupará lugar especial uma vez que terá como sua representante a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe. "Hoje, nós estamos iniciando uma atividade, sim, que é acadêmica, mas também uma atividade onde a Universidade está colocando a sua voz para chamar a atenção à sociedade sobre uma questão que está presente na vida de todos, fundamental para as nossas vidas, que é a questão ambiental", disse o reitor. "Tenho certeza que na nossa segunda gestão a questão ambiental será também estratégica para nós na medida que vamos ter na administração superior e particularmente na vice-reitoria da Universidade uma pessoa que vai trazer a voz da Amazônia profunda para o nosso diálogo com a sociedade", completou.

Diretor do CCA e presidente da Semana do Meio Ambiente, o professor Eron Bezerra citou algumas ações desenvolvidas pelo Centro e que têm melhorado a qualidade da formação oferecida pela Universidade. "Assim como nós acabamos de estruturar o Centro de Mídia e Tradução Simultânea. Sempre que algum professor quiser fazer uma palestra lá da China ou do Japão, ele vai poder fazer porque tem um centro de mídia com 120 conectores apropriados para traduzir  simultaneamente para os alunos e para os professores", disse o professor. "Eu sei da dedicação de cada um e é exatamente desse conjunto de dedicações e esforços que vamos construir a Ufam que nós todos queremos, a Ufam de alto nível, plural, humana, ambientalmente sustentável e acima de tudo, com respeito às diversidades e aos nossos povos tradicionais", discursou.

Palestra de Abertura

Os "Impactos da pandemia de Covid-19 sobre as metas da Agenda 2030 no Brasil" foram discutidos pelo professor do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia do CCA - Ufam (PPGCasa), Henrique dos Santos Pereira na palestra de abertura.

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que ela estabelece são o desdobramento da Conferência Rio+20 da Organização das Nações Unidas (ONU) ocorrida em 2012 no Brasil. É um plano global que envolve os países signatários no cumprimento de metas que visam a construção de um mundo melhor para todos.

Em sua exposição, o professor Henrique Pereira abordou os temas que foram diretamente afetados pela ocorrência da pandemia de covid-19 e que irão prejudicar, portanto, o cumprimento das metas no prazo previsto: Educação, Interação Social dos Idosos, Desmatamento, Comércio de Varejo, Desemprego, Crimes Violentos.

Segundo o preletor, a educação (que está ligada ao ODS 4 - Educação de Qualidade) foi diretamente atingida pela pandemia já que os estudantes tiveram de migrar para o ensino remoto, o que envolve diversas variáveis como ambiente e qualidade de conexão, que nem sempre são iguais para todos. Com base em estudo feito por estudantes do PPGCasa, verificou-se, por exemplo, que os estudantes de graduação apresentam menor rendimento acadêmico do que os de pós-graduação. "Descobrimos que esse impacto da perda de qualidade do ambiente remoto de aprendizado é percebido, é sofrido, acontece de modo significativo com estudantes da graduação", revelou o professor.

A Interação Social dos Idosos (ODS 3 - Saúde e Bem Estar) é um dos aspectos fortemente prejudicada pela pandemia, uma vez que este público já costuma interagir menos que os demais. Utilizando outro estudo, o professor expôs o quanto os idosos têm perdido em qualidade de vida com a redução da interação social. "Quanto maior a idade, menor a interação social. Portanto, este é um problema da assistência e do cuidado com a população idosa, que é um tema extremamente importante", disse.

Com relação ao Desemprego (ODS 8 - Emprego Digno e Crescimento), o palestrante apresentou dados anteriores à pandemia, que já mostravam a alta taxa de desocupação no Brasil, em comparação aos índices atuais, já durante a pandemia. Em 2019, o País vinha de quase 13 milhões de desempregados em março para 11 milhões em dezembro daquele ano. Desde então, a taxa tem aumentado rapidamente alcançando patamares inéditos, chegando a aproximadamente 14,5 milhões de pessoas sem emprego formal no País. "Não há outra explicação senão a própria pandemia e seus impactos na atividade econômica", concluiu o pesquisador.

Promover diálogos interdisciplinares sobre ambiente e sustentabilidade na Amazônia é o objetivo da Semana do Meio Ambiente realizada nos dias 4, 7 e 8 de junho. Totalmente virtual, o evento é gratuito e voltado para todos aqueles que se interessam pelas questões ambientais.

Acesse a programação completa aqui.