Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Nova diretoria da Faculdade de Artes toma posse para o quadriênio 2021-2025
Início do conteúdo da página

Nova diretoria da Faculdade de Artes toma posse para o quadriênio 2021-2025

Publicado: Terça, 01 de Junho de 2021, 11h41 | Última atualização em Terça, 01 de Junho de 2021, 12h11 | Acessos: 902

Nova gestão é composta pelo professor João Gustavo Kienen (diretor), pela professora Lucyanne de Melo Afonso (coordenadora acadêmica) e pela TAE Sandrine da Silva Praia (coordenadora administrativa)

 

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

 

A Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/ Ufam) tem nova diretoria a partir desta terça-feira,1. Em solenidade por videoconferência presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, tomaram posse para o quadriênio 2021-2025, o ex- coordenador acadêmico da FAARTES, professor João Gustavo Kienen como diretor; a professora Lucianne de Melo Afonso, no cargo de coordenadora acadêmica e a administradora Sandrine da Silva Praia, nova coordenadora administrativa.

Além do reitor e dos integrantes da nova diretoria, a mesa de honra virtual contou com a presença da ex-diretora da Faartes, professora Rosemara Staub e do ex-coordenador administrativo da Unidade acadêmica, TAE Marco Antônio de Lima Valente. Os membros da gestão anterior desejaram êxito para a equipe empossada.

Esperança renovada

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, ao cumprimentar  os membros da nova diretoria da Faartes e os membros da ex-diretoria do Instituto, ressaltou que a posse de uma direção de unidade é sempre um momento de emoção para ele. “É nessa oportunidade em que é renovada a esperança na nossa Instituição. Todas as vezes em que vejo colegas se colocarem a serviço da função pública, dirigindo uma unidade acadêmica é, para nós, motivo de celebração, a celebração da Universidade pública. Ao mesmo tempo, também é motivo de reflexão sobre a conjuntura que temos, a externa, a interna e de como nós, enquanto Universidade, enfrentamos as dificuldades. E é exatamente esse o nosso papel. A Faculdade de Artes é recente, mas nem por isso é uma Faculdade que não se colocou nesse processo. É só ver, nesses últimos quatro anos, o conjunto de realizações da Faartes na liderança da professora Rosemara e equipe e que, com certeza, continuarão na liderança do professor João Gustavo e equipe para colocar a nossa Faartes local que a sociedade e a Universidade querem, que é o de destaque no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na Inovação, sobretudo nesse momento em que enfrentamos a dor da perda de amigos, em que a arte se mostra fundamental para melhorar o mundo. Quero concluir reafirmando o compromisso da administração superior da Ufam com a Faartes, ressaltando que sempre poderão contar conosco. A missão é árdua, mas estou ao seu lado, professor Kienen, como facilitador para que possamos, juntos, elevar cada vez mais o nome da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas. Parabéns a vocês que se colocaram à disposição e  a vocês que estão deixando suas funções, mas não deixando a luta”, discursou o reitor.

Gestão sistêmica e democrática

Em seu primeiro discurso como diretor empossado, o professor João Gustavo Kienen, que é docente da Faculdade de Artes há 12 anos, destacou as prioridades de sua gestão para o próximo quadriênio. “A Faculdade de Artes como unidade acadêmica é de estrutura recente, mas guarda uma longa e comprometida história com a formação artística e arte educacional no estado do Amazonas e Brasil. Nossa gestão pretende investir no fortalecimento dos laboratórios de artes visuais e música,  em equipamentos,  em  ensino, na produção artística e científica, assim como apoiar  a extensão em projetos e programas a exemplo das orquestras. Além disso, pretendemos estimular a visibilidade da pesquisa da Faartes em eventos e revistas de estratos superiores e fomentar a visibilidade da extensa produção artística dos docentes, graduandos, técnicos e pós-graduandos apoiados sempre em uma gestão sistêmica, democrática e participativa com a valorização profunda das falas e no exercício da escuta de toda a comunidade envolvida”, declarou o diretor empossado, que terá sob a sua responsabilidade uma comunidade composta por 28 professores, 6 técnicos e mais de 600 alunos.

Desenvolvimento institucional

Mestre e doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia, a nova coordenadora acadêmica da Fartes, professora Lucyanne de Melo Afonso, ressaltou suas expectativas em relação ao próximo quadriênio e afirmou que o desenvolvimento institucional é o propósito da atual gestão. “A coletividade se dá pelas diferentes individualidades, habilidades e pensamentos, mas com um único propósito: o desenvolvimento institucional. A minha expectativa como coordenadora acadêmica é de uma gestão participativa, com escuta,  diálogo,respeito e construção entre os pares. Será um aprendizado e uma doação, emoção e razão, técnica e paixão”, discursou a coordenadora acadêmica empossada.

Gestão de resultados

Especialista em Administração Pública, a nova coordenadora administrativa da Faartes, administradora Sandrine da Silva Praia, afirmou que tem como meta para os próximos quatro anos o desenvolvimento de uma gestão voltada para resultados. “Como coordenadora administrativa pelos próximos 4 anos, viso ao desenvolvimento de uma gestão sistêmica, participativa e voltada para resultados, sempre em prol da eficiência e satisfação de toda a comunidade acadêmica da Faculdade de Artes. Sei que os louros de qualquer trabalho de longo prazo como este dependem de muito esforço coletivo para identificar e resolver as questões que surgem, dependendo, portanto, de muita união, não apenas dos docentes, mas também deste grupo com TAES e com os alunos,. Esperamos contar com a colaboração de todos“, discursou a gestora.

Confira, na íntegra, a Cerimônia de Posse da Direção da Faculdade de Artes 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página